Sílvio Tendler lança documentário sobre agrotóxicos em Fortaleza

 


“O veneno está na mesa”, documentário do cineasta Sílvio Tendler que traz à tona a discussão sobre o modelo de produção de alimentos no Brasil, será lançado em Fortaleza, nesta terça-feira (6/9).

 

“O veneno está na mesa”, documentário do cineasta Sílvio Tendler que traz à tona a discussão sobre o modelo de produção de alimentos no Brasil, será lançado em Fortaleza, nesta terça-feira (6/9).

O filme mostra os danos gerados pelo uso de agrotóxicos à saúde da população e ao meio ambiente. Alertando para o fato de que o Brasil é o maior consumir de agrotóxicos no mundo, discute como o modelo de desenvolvimento que tem sido adotado no país beneficia grandes empresas transnacionais, como a Monsanto, Syngenta, Bayer, Dow, DuPont, dentre outras, em detrimento da agricultura familiar.

Após a exibição, haverá um debate com a participação de Tendler; da integrante da Via Campesina, Loudes Vicente; e da professora do Departamento de Saúde Comunitária da UFC e coordenadora do Núcleo Tramas (Trabalho, Meio Ambiente e Saúde para a Sustentabilidade), Raquel Rigotto.

Lourdes apresentará a Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, que objetiva ampliar o debate sobre o uso de agrotóxicos no Brasil, articulando ações que fortaleçam a agricultura camponesa e a produção de alimentos saudáveis. Pretende-se que, a partir desta terça, a campanha ganhe força também no Ceará.

Raquel Rigotto abordará a problemática dos agrotóxicos no Ceará, especialmente na Chapada do Apodi, onde grandes empresas de fruticultura usam intensamente esses químicos, inclusive através da pulverização aérea, contaminando o meio ambiente e até a água usada para consumo humano.

Tratando da realidade local, em seguida será apresentado o curta “Sucata de Plástico”, da produtora Nigéria Filmes, que retrata a prática diária dos trabalhadores de uma usina de reciclagem em Quixeré, interior do Ceará, que manejam material contaminado por agrotóxicos.

O lançamento ocorrerá na próxima terça-feira, 06, às 19h, no Auditório Rachel de Queiroz, do Centro de Humanidades II da Universidade Federal do Ceará, no Benfica. A entrada é franca.

Serviço

Lançamento do documentário “O veneno está na mesa”, de Sílvio Tendler, e do curta “Sucata de Plástico, da produtora Nigéria Filmes.

Data: 06 de setembro, 19h.

Local: Auditório Rachel de Queiroz (Av. Da Universidade, 2762. Benfica)

Informações:

Camila Garcia – 88188267

Maiana Maia -87105628

Sinopse

“O veneno está na mesa”

O Brasil é o país do mundo que mais consome agrotóxicos: 5,2 litros/ano por habitante. Muitos desses herbicidas, fungicidas e pesticidas que consumimos estão proibidos em quase todo mundo pelo risco que representam à saúde pública. O perigo é tanto para os trabalhadores, que manipulam os venenos, quanto para os cidadãos, que consumem os produtos agrícolas. Só quem lucra são as transnacionais que fabricam os agrotóxicos. Por isso, a idéia do filme é mostrar à população como estamos nos alimentando mal e perigosamente, por conta de um modelo agrário perverso, baseado no agronegócio.

O filme mostra ainda uma pesquisa realizada com 62 mulheres no Mato Grosso, que revela que todas as 62 tinham agrotóxico no leite. Apresenta alternativas ao atual modelo de produção, como a história de um pequeno agricultor e a experiência da Argentina, onde a presidenta Cristina Kirchner abriu investigação oficial sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde. A película também traz dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que mostram que, em 2009, 30% de cerca de 3 mil produtos analisados traziam níveis acima dos toleráveis de agrotóxicos.

“Sucata de Plástico”

O veneno invisível dos agrotóxicos se revela de forma subjetivo na prática diária da pequena usina de reciclagem de Quixeré, no Interior do Ceará.

Ficha Técnica: Argumento e Direção: Nigéria Filmes | Direção de Produção: Roger Pires | Entrevista: Iara Moura | Produção: Domitila Andrade, Thiago Rodrigues | Finalização: Yargo Gurjão | Som direto: Bruno Xavier e Yargo Gurjão | Direção de Fotografia: Bruno Xavier