Sem Terra avançam na luta pela comunicação popular no Ceará

 


Da Página do MST

 


Da Página do MST

 
Há quatro anos o MST rompia mais uma cerca: a do latifúndio da comunicação. No dia 23 de novembro de 2007,  localizada no assentamento 25 de maio a 180 km de Fortaleza, a voz dos Sem Terra passou a ter mais um instrumento para difundir nossas lutas, nossa história. Entrava no ar a rádio 25 de Maio FM – 95,3, primeira rádio comunitária do Movimento no Ceará.

Antes de possuir um veículo próprio, o setor de comunicação do MST- CE desenvolvia uma parceria com oito rádios no interior do estado, nas quais realizava programas do Movimento. No entanto, era preciso mais. Sabendo da experiência de outros estados, onde já existiam rádios do próprio Movimento, veio à vontade de também realizar aqui nossa própria comunicação.

Para o MST a comunicação tem o papel de educar, formar, mobilizar. Mas esse papel de formar e mobilizar estão voltados para um determinado objetivo: fortalecer a luta em prol de uma causa: a transformação social.

A realização desse sonho só foi possível com a colaboração de um grande amigo do MST, o companheiro Raúl, e a instalação não poderia ser mais simbólica: a primeira rádio foi instalada onde, há  23 anos, foi firmado o primeiro assentamento do estado. No inicio foi preciso enfrentar muitas dificuldades, mas com a participação do povo do assentamento e com muito trabalho e vontade a rádio foi ao ar.

Durante toda a semana, programas musicais, esportivos, religiosos e informativos, como o “Reforma Agrária em Debate”, compõem a diversificada programação da rádio 25 de Maio FM. Os Sem Terrinhas também participam dessa experiência. Aos domingos, vai ao ar o “Sem Terrinha em Ação”, feito pelas próprias crianças. O programa “Cantoria”, é destinado à divulgação da música dos nossos artistas. Bem como as demais atividades do assentamento, a rádio é pensada e realizada de forma coletiva.

Toda rádio comunitária tem que ser aberta à comunidade. A concessão que lhe é dada pelo governo não é dada para pessoas, partidos e políticos usarem para fins próprios, como ocorre na maioria dos municípios.

Ao longo desses quatro anos realizamos uma comunicação diferente, educativa, comprometida com a transformação social, com o povo dos mais de 15 municípios onde chegam nossas ondas, pois enquanto há a concentraçã da comunicação burguesa, a comunicação popular busca justamente o contrário, a socialização, a divulgação da informação. Mas não qualquer informação, e sim aquela que sirva para construir, transformar.

Novas conquistas

Quatro anos após nossa primeira rádio, agora nossa voz ecoa pelo mundo, através da internet. A programação pode ser ouvida totalmente pela web ao vivo e, ainda assim, nossas conquistas não param por aí.

Na luta pela democratização da comunicação, o MST deu mais um grande passo. Conquistamos junto à Universidade Federal do Ceará (UFC) a realização do primeiro curso de jornalismo voltado para filhos e filhas de assentados da Reforma Agrária.

A I° Turma de Jornalismo da Terra Luiz Gama, inaugurou mais duas rádios: a Camponesa FM 95,7, abrangendo 10 municípios e a Rádio Lagoa do Mineiro FM 95,3. E ainda iremos inaugurar mais uma rádio livre, a Aroeira Vilane FM 95,3.

O nosso programa de rádio às terças-feira na AM São Francisco de Canindé continuam. Precisamos conquistar todos os espaços de comunicação do nosso país, criar outras formas de se comunicar com o povo.

Festa de comemoração

Dia 26 de novembro comemoraremos uma grande festa de comemoração dos quatro anos da rádio 25 de maio, na comunidade Quieto. Todos e todas estão convidados e convidadas. Durante o dia será realizado um torneio com os times do assentamento e a noite ato público e festa dançante.
 
Parabéns Rádio 25 de Maio por mais um ano de lutas resistências e conquistas.

www.radio25demaio.com.br