Livro sobre impactos dos agrotóxicos é lançado em Brasília

 

 

Fruto de quatro anos de pesquisas, o livro “Agrotóxicos, Trabalho e Saúde: Vulnerabilidade e resistência no contexto da modernização agrícola no Baixo Jaguaribe-Ceará”, organizado pela pesquisadora Raquel Rigotto (Universidade Federal do Ceará), será lançado em Brasília nesta quinta-feira (1/12), durante a 14ª Conferência Nacional de Saúde (CNS).

Os textos reunidos na publicação foram produzidos por 30 autores e autoras de quinze diferentes áreas de formação profissional e apresentam reflexões sobre a cadeia produtiva do agronegócio que transformou o campo em um mercado baseado na exploração da natureza e do homem, sem medir consequências ou se responsabilizar pelos impactos na saúde-ambiente. Pretende, deta forma, contribuir para a compreensão das interrelações da expansão do agronegócio com o trabalho, o ambiente, a saúde e o modo de vida da população rural.

O livro explicita a relação causal entre este modelo e a ocorrência de acidentes de trabalho, intoxicações agudas e crônicas por agrotóxicos e fertilizantes químicos, poluições das águas, do ar, da chuva, dos alimentos e do leite materno, entre outras mazelas, e mostra ainda como as comunidades afetadas e pesquisadores conseguem superar essa condição a partir da construção do modelo agroecológico sustentável.

Lançamento do livro Agrotóxicos, trabalho e saúde: Vulnerabilidade e resistência no contexto da modernização agrícola no Baixo Jaguaribe-Ceará

Local: Tenda Paulo Freire, na parte externa do Centro de Convenções de Brasília (Eixo Monumental, Lote 05, Ala Sul)
Horário: 13h20 às 15h
Nome da Atividade: Roda de Conversa “O que plantamos e o que temos no nosso prato?”