Via Campesina Internacional lança carta sobre as lutas no dia das mulheres

Leia abaixo carta da Via Campesina Internacional sobre o Dia Internacional das Mulheres:

Leia abaixo carta da Via Campesina Internacional sobre o Dia Internacional das Mulheres:

Em luta contra o agronegócio, os agrotóxicos, em defesa da Soberania Alimentar

Dia 8 de Março, Dia internacional das Mulheres, em que comemoramos e honramos a memória de tantas mulheres trabalhadoras do campo e da cidade, que ofereceram as suas vidas na luta pelos seus direitos, pela justiça, e para pôr um fim à discriminação e às desigualdades sociais, políticas, económicas, que têm sido o sustento maior ao desenvolvimento do capitalismo a nível mundial. É também um Dia de Celebração, pelos avanços importantes alcançados nas lutas emancipadoras das mulheres.

Dia 8 de Março, dia de Mobilização, e de reafirmação do compromisso sem restrição de não descansar na luta por acabar com este sistema capitalista e patriarcal, que oprime mais fortemente as mulheres em todas as esferas da sociedade, em qualquer canto do planeta. Esta luta gigantesca continua a forçar-nos, mulheres e homens da Via Campesina, a pensar com urgencia na mudança por um sistema ao qual aspiramos, no tipo de sociedade que queremos construir com novas relações sociais e de poder, onde mulheres e homens tenham iguais oportunidades, direitos e deveres.

Saúdamos a Jornada Internacional de Acção e de Luta, que neste dia as mulheres da Via Campesina realizam no mundo, cujo propósito é denunciar o avanço do capitalismo na agricultura, atravês do capital transnacional, denunciando o modelo destructivo do agronegócio que ameaça não só a soberania alimentar dos povos, mas também o meio ambiente, e atenta diretamente contra a realidade e a vida das mulheres.

Neste sentido, desde a Via Campesina, reiteramos como condição essencial elevar o nível de consciencia de todas e todos, valorizando o grande protagonismo e a importância que tem tido a participação das mulheres na agricultura camponesa, conservando os saberes ancestrais, cuidando das sementes, garantindo a  Biodiversidade e a Soberania Alimentar dos povos. É de lamentar o facto de que as mulheres rurais, que produzem 80% dos alimentos no mundo, sejam apenas proprietárias de 2% das terras.

Portanto, como Via Campesina, lutaremos conjuntamente, homens e mulheres, para denunciar as condutas machistas, a nível político e económico, duma sociedade capitalista e patriarcal como a que impera hoje no mundo. Mobilizaremo-nos contra o capital, com o objectivo de construir uma sociedade baseada na igualdade e na justiça.

Nossos desafios conjuntos são a Reforma Agrária integral, acabar com as usurpações de terra, e garantir a justiça social, para servir de base à consolidação da soberania alimentar e ambiental, e pôr fim à violência contra às mulheres. Por um projeto de agricultura baseado na agroecologia, pela defesa da terra, da água, das sementes, e contra a mercantilização da vida.

A Via Campesina diz Basta a Violência contra as mulheres! Mulheres em luta contra o Agronegócio, os agrotóxicos, em defesa da Soberania Alimentar, ambiental, em defesa da saúde e da Soberania das mulheres!

Globalizemos a luta! Globalizemos a esperança!