Assentados do Paraná participam de oficina sobre saneamento ambiental

 

 


Por Geani Paula de Souza
Da Página do MST

Um grupo de aproximadamente 20 agricultores do assentamento Ireno Alves dos Santos, em Rio Bonito do Iguaçu (PA), participou nesta quinta-feira (29) de uma oficina sobre saneamento ambiental, ministrada pelos arquitetos Thiago Lopes e Anaís Guéguem, que trabalham com técnicas ecológicas em comunidades rurais.

“Queremos uma arquitetura mais saúdavel”, disse Anaís Guéguem, explicando que trabalham com materiais que as pessoas costumam ter nas propriedades. Todos os participantes da oficina puderam aprender como se faz, na teoria e na prática, estruturas com materiais ecológicos. Um exemplo foi a fossa bio-séptica feita pelos agricultores com pedras e bananeiras.

A oficina, que foi realizada em parceria com o Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (CEAGRO), teve o objetivo de qualificar os agricultores para que possam construir habitações mais saúdaveis em suas propriedades. “As pessoas podem trabalhar com materiais naturais, assim o trabalho é mais saudável”, diz Thiago Lopes, que procura sempre utilizar materiais ecológicos em suas construções.

Além do CEAGRO, a oficina teve a parceria da Central das Associações Comunitárias do Assentamento Ireno Alves dos Santos (CACIA) e do Sistema de Cooperações de Crédito Rural (CREHNOR).