Homenagem a João Pedro Teixeira, líder das Ligas Camponesas





"Eu sei que o nego vai morrer, que esta luta vai ser abafada; vai ficar como um fogo de monturo por baixo. Mas quando ele se levantar mais tarde, caboclo... aí não tem água que apague este fogo".


“Eu sei que o nego vai morrer, que esta luta vai ser abafada; vai ficar como um fogo de monturo por baixo. Mas quando ele se levantar mais tarde, caboclo… aí não tem água que apague este fogo”.

                                                                                              (João Pedro Teixeira)
Por Alder Júlio Calado

Líder fiel das Ligas Camponesas – até o fim, e com o sacrifício de sua própria vida! -, João Pedro vive em nós e em nossas lutas! Luta por Reforma Agrária! Luta pela dignidade e por cidadania dos camponeses e camponesas.

A João Pedro, a Elizabeth Teixeira, a João Alfredo, a Pedro Fazendeiro, a Gregório Bezerra, a Francisco Julião, aos bravos protagonistas do Engenho Galiléia e a tantos outros camponeses e camponesas lutadores, ilustres ou anônimos, rendemos homenagem, deles e delas fazendo memória. Uma memória sempre grávida de utopia, utopia revolucionária, de que se faça justiça aos sonhos mais generosas da humanidade, de terra, trabalho e liberdade para todos os que vivem do seu trabalho, no campo ou na cidade! Sonho de uma autêntica Reforma Agrária, em relação à qual passos significativos foram dados – como ignorar, na Paraíba, a conquista de mais de duzentas famílias assentadas! -, mas da qual ainda estamos longe…

Em João Pedro Teixeira e em tantos lutadores e lutadoras, de ontem e de hoje, nos inspiramos para o enfrentamento exitoso dos desafios presentes, associando-nos aos mesmos sonhos de construção de uma sociedade justa e solidária, na qual a Reforma Agrária já não seja uma expressão vaga, mas uma realidade concreta, que permita aos Trabalhadores e Trabalhadoras do campo e da cidade uma vida digna e de qualidade social, em harmonia com a Mãe-Natureza.

Ontem, hoje, no dia 2 de abril e sempre, sigamos fazendo memória, revisitando João Pedro Teixeira e as Ligas Camponesas, movidos por três dimensões complementares: memória-mística-utopia, recolhendo as lições do seu denso legado; preparando-nos para enfrentar os desafios presentes, com lucidez e criatividade, e dispondo-nos a avançar na luta por uma sociedade alternativa à barbárie do Capitalismo.

Eis a perspectiva a partir da qual nos lançamos à realização do Ato Público, em Sapé e em Barra de Antas, no próximo dia 2 de abril, data em que, há precisos 50 anos, João Pedro Teixeira foi covardemente assassinado (pelos latifundiários da região), e cujo corpo foi plantado como semente boa que há de germinar, no tempo oportuno, graças às nossas lutas de hoje e de amanhã.

Programação

Dia: 02 de abril de 2012
Local: Sapé/PB

Manhã
9h – Concentração no Cemitério Nossa Senhora da Assumpção em Sapé (onde se encontra o túmulo de João Pedro Teixeira)
9h15min – Caminhada até a Praça João Pessoa
9h30min às 11h30min – Ato público na Praça João Pessoa
11h30min a 13h – Intervalo para almoço

Tarde
13h30min – Carreata para o povoado de Barra de Antas (zona rural de Sapé)
14h – Inauguração do Memorial das Ligas Camponesas (em Barra de Antas)     

ONG MEMORIAL DAS LIGAS CAMPONESAS

A ONG Memorial das Ligas Camponesas foi fundada em 2008 com o apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT), de camponeses e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem como objetivos transformar a casa e o terreno onde viveram João Pedro Teixeira e Elizabeth Teixeira no Memorial das Ligas Camponesas e construir ali um Centro de Formação de Campesinato, resgatar documentos para a implementação do acervo histórico, social, político, cultural não só das Ligas Camponesas como de todas as lutas camponesas paraibanas das últimas décadas e preservar e atualizar o espírito das Ligas Camponesas na luta por justiça social, dignidade e reforma agrária.

REALIZAÇÃO: ONG MEMORIAL DAS LIGAS CAMPONESAS

APOIO:

COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE BARRA DE ANTAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA

REDE CIDADÃ DE EDUCAÇÃO

MST