Solidariedade aos camponeses, pescadores e a todo o heróico povo palestino


Da Página do MST


Da Página do MST

Nós, do MST, manifestamos nossa total solidariedade ao povo palestino que luta contra a invasão israelense nos territórios ocupados em 1948, em 1967 e nas terras ocupadas após os chamados “Acordos de Oslo”, onde Israel segue construindo os assentamentos ilegais sionistas.

Apoiamos a luta dos muçulmanos, cristãos e judeus que se uniram neste Dia da Terra pela retomada de Jerusalém.

Mais uma vez assistimos o povo palestino nas ruas em sua longa marcha por terra, justiça, democracia e soberania.

No Dia da Terra, homenagem aos seis mártires palestinos assassinados por Israel em 1976, milhares de palestinos marcharam para Jerusalém, capital do Estado Palestino ocupada por tropas israelenses desde 1967. O governo anti-democrático e terrorista de Israel novamente se utilizou da violência contra os manifestantes que carregavam bandeiras de sua pátria ocupada.

Em 30 de março os palestinos deram mais um firme passo na direção da construção de seu Estado Livre, Democrático e Soberano. Nesse dia os jovens palestinos deram mais uma vez um exemplo para todo o mundo: não existirá justiça nem paz se não lutarmos todos os dias. A mobilização popular e de massas na Palestina ocupada é o exemplo e o caminho de todas as legítimas lutas pela libertação nacional e pela construção de uma nova sociedade.

Daqui do Brasil e da América Latina assistimos a mais uma heroica demonstração de dignidade deste povo que não se rende nem se submete à opressão, mesmo vivendo em condições muito difíceis diante do supostamente poderoso exército de Israel. As armas de Israel são sempre as mesmas: a mentira, a violência, o preconceito, o racismo, a limpeza étnica, fuzis, bombas, helicópteros, mísseis, ogivas nucleares. As armas dos palestinos: a coragem, a verdade, o direito, a justiça, a dignidade, a capacidade de mobilização e a solidariedade internacional com sua justa e legítima causa.

O MST deixa também uma mensagem especial para nossos irmãos e irmãs da União dos Comitês de Trabalho Agrícola – UAWC, organização de luta em defesa dos direitos dos camponeses, trabalhadores rurais e pescadores na Palestina. A UAWC, com seu trabalho social em Gaza e na Cisjordânia, são para nós um exemplo de resistência pacífica e popular diante da ocupação israelense. A luta da UAWC por terra, paz, justiça e independência nacional é uma luta que merece nosso apoio e solidariedade. A UAWC também é uma organização que tem participado dos encontros e atividades internacionais da Via Campesina, que hoje é um instrumento de luta dos camponeses e camponesas de todo o mundo.

Vários militantes e dirigentes da UAWC estão sofrendo uma intensa perseguição pelo governo de Israel, e essa criminalização da UAWC, com prisões, processos judiciais e mentiras, é um ataque à livre organização do povo palestino na sua luta legítima pela terra.

A classe trabalhadora e o povo do Brasil está junto com os palestinos e nossas lutas vão se encontrar no Fórum Social Mundial Palestina Livre, que irá ocorrer em novembro deste ano, na cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil.

Às famílias dos que foram assassinados e feridos neste Dia da Terra, nossos mais profundos e sinceros sentimentos de apoio e solidariedade.

O sangue dos jovens que morreram nas ruas se transformará em semente e esperança para as novas gerações, pois nada pode deter um povo que luta pela sua libertação.
Viva a unidade do povo brasileiro com o povo palestino!

MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA – MST/BRASIL