Trabalhadores Sem Terra fazem ato em frente à delegacia de Altinho em PE

 

 

Da Página do MST


Cerca de 200 trabalhadores rurais Sem Terra realizam uma marcha pelas ruas do município de Altinho, no agreste de Pernambuco, nesta quarta-feira (11). Os Sem Terra seguem em direção à delegacia da cidade, para protestar contra a violência do latifúndio na região, principalmente do representante da fazenda Serro Azul, e da conivência da polícia e do poder judiciário local.

Eles ficarão no local até o final da reunião que acontecerá hoje, às 14:30hs na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com o Promotor Agrário de Pernambuco, Dr. Edson Guerra e representantes do governo estadual, para tratar dos últimos conflitos no campo no estado, que no último mês resultaram em dois trabalhadores Sem Terra assassinados, três baleados e um espancado. 

Desde que a fazenda Serro Azul foi ocupada pela primeira vez, durante a Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária em abril do ano passado, que o representante da fazenda, Sr. Luiz Reis,  vem sistematicamente ameaçando e intimidando as famílias Sem Terra. Mas desde o início desse ano as ameaças passaram às vias de fato.

No dia 19 de fevereiro de 2012, o Sr. Luiz Reis, armado e acompanhado de três pistoleiros, agrediu fisicamente a acampada Josefa Maria de Belquior, apertando seu pescoço na tentativa de sufocá-la.

Pouco mais de um mês depois, no dia 22 de março, o trabalhador rural Sem Terra Everaldo Alves, conhecido como Seu Antônio, foi abordado pelo Sr. Luiz Reis e outras quatros pessoas, na estrada que liga o povoado de Santo Antônio ao acampamento.

Após colocarem uma arma em sua cabeça ele foi barbaramente espancando, com vários chutes no corpo e na cabeça, que resultou em uma costela quebrada. Seu Antônio foi encaminhado para o hospital de Agrestina e depois para o hospital regional do Agreste, em Caruaru, onde fez exame de corpo delito. Mesmo com as marcas visíveis de espancamento e com o laudo do hospital em mãos, exigiu “testemunhas” para registrar um boletim de ocorrência, e até hoje não foi encaminhada nenhuma investigação do caso.

No dia seguinte o Sr. Luiz Reis, junto com outros dois pistoleiros, abriu fogo contra as famílias Sem Terra que estão acampadas no assentamento Frei Damião, próximo à fazenda Serro Azul. As agricultoras Josefa Maria de Belquior e Josefa Edijane de Lima Bezerra, e o adolescente Janailson José da Silva, de 15 anos, foram baleados.

Mais uma vez, ao irem à delegacia de Altinho prestar queixa da agressão, os Sem Terra foram tratados como acusados e nem sequer foram ouvidos pelo delegado.

O MST, assim como a organização Terra de Direitos, já fizeram diversas denúncias sobre a situação em Serro Azul. Na reunião de hoje à tarde representas do MST e da Terra de Direitos solicitarão a designação de um delegado especial para investigar as agressões e a presença constante de homens armados na fazenda.