MST ocupa Incra em Sergipe para cobrar assentamento de 12 mil famílias



Por Vanessa Ramos
Da Página do MST

 

Cerca de 300 famílias ocuparam a sede do Incra em Aracaju, em Sergipe, para pressionar o governo para realizar a Reforma Agrária e reforçar a jornada nacional de lutas do MST, nesta segunda-feira.

Os Sem Terra chegaram à sede do Incra pela manhã e se preparam para fazer a ocupação. Eles pretendem permanecer na sede até a próxima sexta-feira (20/4). Até lá, outras ações vão acontecer no estado.

“A Reforma Agrária está parada em Sergipe. Temos 12 mil famílias acampadas e, no ano passado, apenas 300 foram assentadas. Nesse ritmo, vai demorar 40 anos para assentar todas essas famílias”, disse Gislene Reis, da Direção Nacional do MST.

Os Sem Terra também vão realizar sete ocupações em abril e desejam fechar 12 rodovias do estado no dia 17, em memória dos mortes no Massacre de Eldorado dos Carajás.

Os trabalhadores rurais vão fazer uma rodada de negociação com a pauta nacional de lutas do MST.

O intuito é apresentar a pauta nacional a várias secretarias do Estado, órgãos e algumas entidades públicas, como os bancos a fim de renegociar a dívida dos camponeses e pressioná-los para liberar linha de crédito aos trabalhadores.

Outras ações devem ser confirmadas durante a semana.