Famílias são despejadas sem mandato pela PM apenas três horas depois da ocupação

 


Por Luiz Felipe Albuquerque
Da Página do MST

 

Por Luiz Felipe Albuquerque
Da Página do MST

Na manhã desta quarta-feira (18), 43 famílias haviam ocupado a Fazenda Inhumas na cidade de Uberaba, em Minas Gerais. No entanto, apenas três horas após a ocupação a Polícia Militar já estava no local para realizar o despejo dos Sem Terra, mesmo sem terem nenhum mandato de reitegração de posse pela justiça. 

Dois integrantes do MST foram presos pela PM e as famílias estão sendo levadas escoltadas à delegacia.

A propriedade de 890 hectares, que pertence a Atílio Camargo Costa, já tinha sido desapropriada desde o dia 8 de outubro de 2009 devido a sua improdutividade, ou seja, o dinheiro do decreto para que a área seja destinada à Reforma Agrária já foi depositado na conta do dono da propriedade.

Desde 2009, nenhuma pesssoa é assentada em Minas Gerais, mesmo tendo mais de 2700 famílias acampadas em todo o estado.

A ocupação faz parte da Jornada de Lutas pela Reforma Agrária, para cobrar a Reforma Agrária e para rememorar e cobrar por justiça os 21 Sem Terra assassinados numa operação da PM no Pará, que ficou conhecida como o Massacre de Eldorado dos Carajás.

Já foram realizados protestos em 20 estados, em que 105 rodovias, estradas, avenidas e ferrovias foram bloqueadas. Os Sem Terra também já ocuparam 46 latifúndios, em nove estados, só neste mês. Além disso, onze superintendências do Incra estão ocupadas (Alagoas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina e Sergipe).