Romaria no assentamento Eli Vive celebra dia do trabalhador no Paraná



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Jovana Cestille
Da Página do MST

                                                                                             
Para comemorar o Dia do Trabalhador, Pastorais Sociais da Arquidiocese de Londrina realizaram no dia 1º de Maio a Romaria do Trabalhador no Assentamento Eli Vive, localizado no Distrito de Lerroville, em Londrina (PR). O Assentamento foi escolhido por ser uma importante conquista popular da região, onde estão sendo assentadas 541 famílias vinculadas ao MST. 
                            
O tema da Romaria deste ano foi “Trabalho com Saúde no Campo e na Cidade”, tendo como objetivo celebrar a importância do trabalhador rural para a vida nas cidades, e a necessidade do cuidado com a terra e a produção de alimentos para garantir a soberania alimentar do povo.

Com a participação de aproximadamente 1500 pessoas, a Romaria teve inicio às 8h30 da manhã com um café comunitário. Em seguida, dando início a missa itinerante presidida pelo Arcebispo de Londrina, em homenagem aos lutadores e lutadoras que tombaram na luta, foi apresentado uma mística organizada pelas famílias assentadas.                                               

Os trabalhadores seguiram em caminhada até a escola do assentamento, local onde foram realizadas leituras bíblicas e o Arcebispo Dom Orlando Brandes fez uma fala em que destacou a importância da realização da Reforma Agrária ao dar dignidade aos trabalhadores do campo e garantir a produção de alimentos para os trabalhadores urbanos.

“Este é um ano eleitoral, é um ano onde nós olhamos para nossa cidade, e vemos que os políticos estão na cadeia por causa da corrupção, por causa da exploração e nós aqui viemos dizer vida sim, violência não, verdade sim, corrupção não, política justa para todos. Vamos com consciência votar naquelas pessoas que estão do nosso lado, porque Deus sempre esteve do lado dos pobres”.

Dando continuidade a celebração, trabalhadores da cidade ofertaram mudas de árvores frutíferas, e as famílias do assentamento ofertaram alimentos, e logo após a missa, todos os participantes partilharam a alimentação preparada comunitariamente.