Assentamento do MST recebe Festival Pernambuco Nação Cultural

 

 

 
“A luta pela terra é também a luta por uma cultura na qual razão faça rima com diversão, na qual entretenimento faça rima com discernimento. Uma vida cultural em que a simplicidade e a beleza nos ajudem a ‘raciocinar sobre o que interessa, reabilitar o raciocínio e clarificar os interesses’.” (Walter Garcia)
 
Nos dias 16, 17 e 18 de maio, o Centro de Formação Paulo Freire, localizado no assentamento Normandia, em Caruaru, receberá o Festival Pernambuco Nação Cultural, com oficinas, cinema, poesia e muita música. O cantor e compositor baiano Fabio Paes se apresentará na última noite do Festival.
 
O Festival Pernambuco Nação Cultural é o carro-chefe da política cultural da Secretaria de Cultura do estado. São grandes festivais realizados nas regiões de desenvolvimento de Pernambuco. Em cada região é escolhida uma “cidade pólo”, onde acontecem os grandes shows. Ao mesmo tempo são organizadas atividades menores de formação e apresentações em outros municípios da região.
 
Esse ano o festival conta com uma novidade no sentido de levar essas políticas culturais para as populações rurais: cada um dos 14 polos do festival contará também com um polo rural, montado em uma comunidade rural da região. E o polo rural do Festival Pernambuco Nação Cultural será o Assentamento Normandia.
 
Além da presença de jovens de acampamentos e assentamentos das áreas de Reforma Agrária, vindos das regiões do Vale do Moxotó até a região Metropolitana do Estado, o evento será aberto para todos e todas que tenham interesse em compartilhar arte e cultura.
 
Serão três dias de debates, oficinas, cinema, poesia, literatura, artes plásticas, música e agricultura, onde a cultura produzida pelos/as trabalhadores/as do campo e da cidade se encontrarão, mostrando que arte e transformação social caminham lado a lado.
 
Entre as cinco diferentes oficinas oferecidas no Festival, os participantes poderão aprender sobre hortas medicinais e remédio fitoterápicos com o Dr. Celerino Carriconde, do Centro Nordestino de Medicina Popular. Haverá ainda oficinas de música, teatro, manejo de hortaliças orgânicas e artes plásticas.
 
Além da formação, o Festival do Assentamento Normandia tem o objetivo de promover o debate e a reflexão sobre a cultura camponesa e o papel que ela exerce no fortalecimento das identidades e da organização social, potencializando o diálogo entre a cultura e a arte produzidas no campo e a na cidade. Exemplo disto é o Sarau literário da noite do dia 17/05, onde 150 jovens de assentamentos e acampamentos vão trocar experiências com jovens e artistas da cidade. O evento será aberto para quem quiser recitar, ler, cantar e tocar.  
 
A última noite do festival será de festa e boa música, iniciando com o músico e compositor baiano Fabio Paes. Cantador, poeta popular, historiador, natural da cidade de Serrinha, na porta de sertão baiano, Fabio Paes é um violeiro dos bons e poeta de mão cheia, com trabalhos belíssimos no cenário da música popular de raiz, principalmente a raiz popular nordestina. E para fechar a noite com a marca da cultura do agreste pernambucano, o trio de forró pé de serra Café com Leite. Abaixo, a programação completa do Festival:
 

 

Manhã

Tarde

Noite

16/05

Abertura

Debate: Cultura e identidade Camponesa

Jaime Amorim (MST)

Oficinas

  • Horta medicinal e remédios fitoterápicos – Dr. Celerino (Centro de Medicina Popular)
  • Manejo de hortaliças orgânicas – Jeferson (MST/PE)
  • Teatro – Wemerson (Teatro Experimental do Agreste)
  • Artes Plásticas: Painel e Estencil – Ana Claudia e Guel Izidoro
  • Musica – Tico (MST/PI)

Cinema na Terra

  • Raiz Forte
  • Terra para Rose
  • Lutar Sempre
  • Tapete Vermelho

17/05

Mística

Debate: Cultura e Mobilização social

Tiago Sotilli (MST e Universidade Federal de Brasilia)

Continuação das Oficinas

Noite Literária

Sarau: poesias, cordel, literatura

18/05

Continuação das Oficinas

Continuação das Oficinas

Apresentação resultado das oficinas

Noite Cultural:

Fabio Paes (BA)

Trio Pé de Serra Café com Leite