Dois milhões já pediram: “Dilma Veta tudo”!


Por Nathália Clark
Do Greenpeace


Por Nathália Clark
Do Greenpeace

Foi convocada às pressas nesta quinta-feira pela manhã, véspera da data limite para o anúncio oficial da presidência, uma reunião entre o Comitê Brasil em Defesa das Florestas, que reúne entidades e organizações em defesa do meio ambiente e do qual o Greenpeace faz parte, e os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), Gleisi Hoffman (Casa Civil) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente).

O Comitê, que congrega as principais organizações que pedem o veto total, decidiu por não fazer parte da reunião, já que foram pedidas duas audiências com a presidente Dilma anteriormente e ela sequer respondeu aos pedidos. Ao contrário disso, o setor do agronegócio – mais especificamente a senadora Kátia Abreu (PSD-TO) – foi recebido duas vezes.

A Avaaz, com a parceria do Greenpeace e do WWF, conseguiu coletar mais de 2 milhões de assinaturas contra o Código. O diretor de campanhas da Avaaz, Pedro Abramovay, foi o único que compareceu ao encontro, para levar e protocolar as assinaturas. “Estamos mostrando que, do ponto de vista político, a presidente está numa situação de conforto para exercer seu poder de veto. São seus eleitores que estão pedindo”, afirmou.

Na parte da tarde foi realizado um protesto representando o veto total da presidente. Ao lado de um painel com as mais de 2 milhões de assinaturas e das mensagens “Desliga essa motosserra” e “Veta Tudo Dilma”, um ator vestido como a presidente simulou a assinatura. Minutos depois, o vice-presidente da República, Michel Temer, adiantou que o veto da presidente não deverá ser total. “Serão vetos parciais”, limitou-se a dizer. Segundo a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, Dilma poderá sancionar o texto com vetos ainda nessa quinta-feira.