Famílias Sem Terra lutam por assentamento em audiência pública em Limeira

 

Por Antonio Kanova
Da Página do MST

 

Por Antonio Kanova
Da Página do MST

Na manhã desta quarta-feira (24), famílias Sem Terra do acampadas Elisabeth Teixeira participaram de uma audiência pública, na câmara municipal de Limeira, junto com o superintendente do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de São Paulo e o secretário do Meio Ambiente de Limeira, Domingos Furgioni Filho.

As famílias exigem que a prefeitura de Limeira retire o processo que está tramitando na justiça contra a criação do assentamento no município. A área é da União e deve ser destinada à criação do assentamento.

Em 2007, os Sem Terra ocuparam a área do horto Florestal do Tatu, no município de Limeira. No mesmo ano sofreram um despejo violento pela polícia militar, a mando do até então prefeito em exercício, Silvio Felix (PDT), cujo mandato fora cassado no início do ano.

Um mês despois do despejo, as famílias retornaram à área. O Incra assentou os Sem Terra, mas a prefeitura ganhou na justiça o cancelamento da portaria que efetivava a criação do assentamento, que por sua vez, voltou à condição de acampamento.

Sem infraestrutura básica, sem créditos para a produção de alimento e sem água para consumo humano, as famílias seguem em lutas cobrando do Incra, da prefeitura e da justiça federal a resolução da questão na justiça e o assentamento das 150 famílias acampadas.

No término da audiência pública, as famílias fizeram uma distribuição de alimentos do próprio acampamento, em frente à Câmara Municipal de Limeira.