Sem Terra fazem audiência pública para desapropriação de fazenda no Paraná



Pelo Setor de Comunicação e Cultura do MST/PR
Da Página do MST

 


Pelo Setor de Comunicação e Cultura do MST/PR
Da Página do MST

 

O MST realizou em parceria com a prefeitura do município de Barbosa Ferraz (PR) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) uma audiência pública para divulgação de interesse em desapropriação de uma área para que seja destinada à Reforma Agrária.

A audiência, realizada neste último sábado (26), foi sobre a fazenda São Paulo, no próprio município de Barbosa Ferraz, região centro-oeste do Paraná. No acampamento, batizado de Irmã Doroty, vivem 70 famílias, que ocuparam o local há cerca de sete anos. A área localiza-se no distrito de Pocinho, há 5 Km do município.

“A fazenda tinha um péssimo relacionamento com o município e ainda tinha suspeita de febre aftosa nas poucas cabeças de gado que eram criadas no local”, afirma Ramon Brizola, da coordenação estadual do MST. Segundo Brizola, além de ofertar emprego para apenas uma família, a fazenda São Paulo acumula multas ambientais e era considerada em estado de abandono e improdutiva.

“A Reforma Agrária é a vida, a essência do Movimento”, enfatiza o membro da coordenação.

“Hoje são 70 famílias produzindo arroz, feijão, milho, mandioca, leite entre outros alimentos; além de criações como gado, porco e galinha”, conta Natalino Pereira da Silva, membro do acampamento. “A fazenda estava deixando de cumprir com a sua função social”, afirma o agricultor.

Estiveram na audiência a coordenação estadual do MST, o superintendente do Incra no Paraná, Nilton Bezerra Guedes, o assessor para Assuntos Fundiários do Governo do Estado, Hamilton Serighelli, o prefeito do município de Barbosa Ferraz, Arquimedes Gasparotto, além de vereadores, secretários e os prefeitos dos municípios de Ivaiporã, Rio Branco do Ivaí e Faxinal (municípios circunvizinhos a Barbosa Ferraz).

Ao todo, cerca de mil pessoas, entre trabalhadores do campo e da cidade, acompanharam a audiência. Após solenidade pública, as famílias acampadas ofereceram almoço coletivo a todos.