Assentados e UFFS fazem parceria para desenvolver cooperativas no Paraná


Da UFFS


Da UFFS

Com o objetivo de avaliar os hábitos de consumo de produtos lácteos convencionais e orgânicos da população, acadêmicos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul realizam, até o dia 10 de agosto, uma pesquisa de mercado na área urbana do município. A atividade faz parte do Programa de Extensão “Geração de trabalho e renda e sustentabilidade ambiental dos assentamentos de reforma agrária da Região Cantuquiriguaçu (PR)” – ProExt 2011.

O programa envolve professores, técnicos-administrativos e alunos da UFFS, com apoio do Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (Ceagro), e busca contribuir para o desenvolvimento rural em bases cooperativas no território da Cantuquiriguaçu. Além disso, visa apoiar a implantação e desenvolvimento de uma agroindústria de produtos lácteos agroecológicos no Assentamento Oito de Junho, localizado em Laranjeiras do Sul.

A partir da realização da pesquisa de mercado será possível elaborar um plano de marketing para a agroindústria. “Este trabalho nos dará indicações para realizarmos um levantamento qualitativo com questões mais aprofundadas. Tudo isso nos proporcionará uma base de dados suficiente para realizarmos o plano de marketing”, explica Tiago da Costa, professor participante do programa.

No total, serão aplicados 80 questionários. Os alunos estão entrevistando unicamente os responsáveis pela compra de alimentos de cada domicílio. “Durante as atividades, os estudantes estão sempre identificados com a camiseta da UFFS. É bom lembrar que os dados serão utilizados apenas para fins acadêmicos”, alerta o professor.

Os questionários são aplicados de forma proporcional ao número de habitantes de cada um dos 12 setores censitários da área urbana do município. Fazem parte da pesquisa residências com renda média acima de dois salários mínimos.