Colégio Iraci Salete faz 1º Sarau Literário com literatura, dança, teatro e música

 

 

 

Do Correio do Povo
 
 
 
Foi realizado, na última quinta-feira (02), o 1º Sarau Literário do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak. Neste ano, a temática foi a comemoração do centenário de nascimento da poetisa paranaense Helena Kolody. Seguindo orientação da secretaria de Estado da Educação (Seed), para que fossem desenvolvidos trabalhos sobre essa autora, o colégio, então, decidiu envolver toda a comunidade escolar.
 
Durante o primeiro semestre, todas as turmas desenvolveram diversas atividades, trabalhando todas as disciplinas em uma proposta interdisciplinar. De acordo com a diretora auxiliar, Ana Cristina Hammel, entendeu-se que não deveria ser uma ação isolada da disciplina de português ou artes. “O tema foi abordado adequando as disciplinas à poesia existente na obra de Kolody. Professores e alunos empenharam-se ao máximo na preparação do evento”, revela.
 
O sarau envolveu literatura, arte visual, música, dança, teatro e demais  expressões artísticas. Foram feitas apresentações durante todo o dia, declamação e exposição de releituras dos Hai-Kais.
 
Além disso, a banda “Voz do Campo” fez a animação durante todo o dia. Os integrantes são alunos do próprio colégio, que mostraram um pouco do seu talento, integrando-se totalmente a proposta do evento.
 
A poetisa paranaense que foi homenageada é uma das primeiras escritoras do Brasil a compor Hai-Kais para expressar a poesia. O Hai-Kai é um pequeno poema de três versos, no qual busca-se dizer o máximo, com o mínimo de escrita. São flashes do cotidiano. Kolody especializou-se em lançar um olhar fotográfico sobre o cotidiano, traduzindo isso em poucas palavras.