Assentados realizam troca de experiências agrícolas na Paraíba


Da Página do MST

Os trabalhadores e trabalhadoras rurais do Assentamento Corredor, no município de Remígio, na Paraíba, promoveu o Dia de Campo, uma atividade em que os camponeses puderam trocar diversas experiências em torno da prática agrícola e conhecer as experiências executadas no assentamento Corredor.


Da Página do MST

Os trabalhadores e trabalhadoras rurais do Assentamento Corredor, no município de Remígio, na Paraíba, promoveu o Dia de Campo, uma atividade em que os camponeses puderam trocar diversas experiências em torno da prática agrícola e conhecer as experiências executadas no assentamento Corredor.

Foram trabalhadas atividades sobre o manejo da caatinga e cultivo da produção, o cuidado com os animais, a preservação do meio ambiente na construção de cercas vivas, a captação de água na cisterna calçadão que viabiliza o cultivo de pequenas hortaliças, além de um trabalho coletivo de fundo rotativo no processo de silagem.
 
“É muito importante esta troca de experiência para nós”, revelou Dona Vanda, assentada em Corredor sobre a atividade foi promovido pela Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos de Reforma Agrária da Paraíba (Cooptera ) no último dia 7 de agosto. 
 
Todos do assentamento Corredor estão envolvidos no processo de produção local, que trabalha sobre as questões de reaproveitamento da água, dos alimentos e de algumas matérias primas como parte da preservação ambiental, fundamental para as gerações futuras.
Atividades
 
Organizado e distribuída entre seis tendas pelo pátio do assentamento, cada uma recebeu diversas temáticas para serem trabalhadas.
 
Ministrada por representantes do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), pelo Professor Jonas e pelo Veterinário Ticiano, duas tendas foram destinadas a trabalhar em torno do armazenamento de forragem, do plantio de outra variedade de palma como forma de evitar a cochonilha e sobre a utilização de algumas plantas nativas da região para a confecção de uma mistura para ser adicionada à ração do gado.
 
Para o Sr. Paulo, do Assentamento Oziel Pereira, a assistência técnica para a reforma agrária é fundamental. “Só consegui expor minhas experiências referentes ao manejo e cultivo de algumas sementes crioulas, as quais estão disponíveis em um Banco de Sementes, graças às orientações e aprendizados que adquirimos com essas trocas de experiência e com a assistência técnica”, declarou.
 
O evento tampouco deixou de lado a questão da saúde. Sob a responsabilidade da equipe de saúde do Município de Remígio, a tendo foi composta por um médico, três enfermeiras e um Agente Comunitário de Saúde, que puderam prestar um trabalho informativo sobre a saúde do homem, da mulher, os principais métodos contraceptivos, com a distribuição de camisinhas e anticoncepcionais, além de verificarem a pressão arterial dos agricultores e sanarem algumas dúvidas. 
 
Os assentamentos da região que participaram da atividade foram o Curimataú como Riacho do Sangue, Riacho da Cruz, Santa Verônica, Padre Assis, Quandú, Novo Riacho da Cruz, Santa Rosa, Corredor, Campos Novos, São Luis, Serrote Verde, Primeiro de Maio, Trincheiras de Carnoió e Pequeno Richard.
 
As entidades convidadas e que auxiliaram fundamentalmente para a concretização do Dia de Campo foram: EMATER, EMBRAPA, INCRA, IDS, INSA, ARRIBAÇÃN, SECRETARIA DE SAÚDE DE REMÍGIO-PB, SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE REMÍGIO-PB, MST e UFPB, SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE BARRA DE SANTA ROSA-PB.
 
Por fim, foi feito a entrega de algumas mudas de plantas da região para os participantes.