Sem Terrinha se dividem entre estudo, brincadeiras e oficinas no Paraná

Da Página do MST

As crianças do MST no estado do Paraná estão confraternizando em torno do 10º Encontro dos Sem Terrinha, que acontece entre os dias 30 de outubro a 1 de novembro.

A atividade que leva o lema “Jornada Sem Terrinha: Por escola no campo e Reforma Agrária Popular!”, ocorre em todas as regiões do estado paranaense e pretende mobilizar cerca de três mil crianças.

Durante esses dias, a programação gira em torno de estudos sobre a educação, cultura, saúde, lazer, além de assuntos que dizem respeito aos assentamentos e acampamentos em que as crianças vivem. Oficinas e atividades culturais e artísticas também são atividades que enriquecerão a programação dos Sem Terrinha.

Jornada Nacional

O encontro faz parte da Jornada Nacional dos Sem Terrinha, que acontece anualmente no mês de outubro nos 24 estados em que o MST está organizado. Os assentamentos e acampamentos tornam-se palco do encontro das crianças que lutam pelo direito de ser reconhecido no campo como sujeito de sua própria história.

As Jornadas dos Sem Terrinha, realizadas desde 1996, integram as jornadas nacionais de lutas do MST e têm se constituído em um importante espaço de visibilidade à realidade vivenciada pelas crianças acampadas e assentadas. São também momentos que as colocam, em primeira instância, como as condutoras das ações realizadas, conferindo à luta um “jeito de infância”.