Veja a ocupação dos Sem Terrinha nos Núcleos Regionais de Educação e SEED


Da Página do MST


Da Página do MST

Munidos de bandeiras, bonés, faixas, músicas, gritos de ordens, muita animação e energia cerca de 2 mil crianças Sem Terra ocuparam simultaneamente 12 Núcleos Regionais de Educação (NRE) e também a Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED). A mobilização ocorreu na quarta-feira (31/10) em todas às regiões do estado.

A atividade que faz parte da Jornada Nacional dos Sem Terrinha Por escola no campo e Reforma Agrária Popular, tinha dois grandes objetivos: o primeiro foi para pressionar o governo municipal, estadual e federal no atendimento às demandas dos assentamentos e acampamentos, principalmente no âmbito da educação. O segundo, para denunciar o fechamento das escolas rurais, sendo que só no Paraná na década de 2000, foram fechadas 44% das escolas.

Durante toda a manhã, às 200 crianças que ocupavam a SEED participaram de apresentações culturais e artísticas, oficinas e brincadeiras, trazendo sempre presente os gritos de ordem feitos por eles. Já na parte da tarde, os Sem Terrinhas foram recebidos pelo Secretário da Educação em exercício, Jorge Eduardo Wekerlin, que recebeu a pauta de reivindicações das mãos das crianças.

As principais reivindicações giraram em torno da construção, reforma e ampliação de colégios estaduais em assentamentos, o atendimento apropriado às crianças com necessidades especiais, a garantia de transporte escolar seguro e suficiente para os educandos, melhores condições de trabalho aos professores, garantindo inclusive o deslocamento dos mesmos até as escolas e também a melhoria da merenda escolar, sendo no mínimo 30% da agricultura familiar.

Segundo Jennifer que mora no Acampamento Maila Sabrina, município de Ortigueira e que estava participando da mobilização na SEED, o momento foi muito importante, pois as crianças fizeram pressão. “A mobilização que nós fizemos aqui na SEED foi bem legal, nós ocupamos todos os corredores. Nós temos a nossa escola e ela tá bem ruim, tá sem estrutura e é só assim com pressão que conseguimos as coisas para melhorar ela.”

A resposta às reivindicações das crianças foi dada por meio de uma carta aberta elaborada pelo Secretário Wekerlin, onde se comprometeu a estruturar e reestruturar as escolas dos assentamentos e acampamentos.

“Agora eles vão ter que fazer porque se não a gente volta aqui e com mais sem terrinha ainda”, comenta Jennifer.

Para Alessandro Mariano, da coordenação do setor de educação do Paraná, a Jornada dos Sem Terrinha foi um grande momento de formação, ao mostrar a força das crianças sem terras. “O encontro foi bastante significativo, tanto para as crianças quanto para o governo, pois a pauta de reivindicações foi muito bem colocada pelos Sem Terrinhas. A mobilização mostrou a força e a animação que nossas crianças têm”.

As crianças ocuparam os núcleos de Cascavel, Laranjeiras do Sul, Ivaiporã, Londrina, Telêmaco Borba,  Loanda, Jacarezinho, Cornélio Procópio, Goioerê, União da Vitória, Pato Branco, Francisco Beltrão.

Jornada Nacional

O encontro fez parte da Jornada Nacional dos Sem Terrinha, que acontece anualmente no mês de outubro nos 24 estados em que o MST está organizado. Os assentamentos e acampamentos tornam-se palco do encontro das crianças que lutam pelo direito de ser reconhecido no campo como sujeito de sua própria história.

As Jornadas dos Sem Terrinha, realizadas desde 1996, integram as jornadas nacionais de lutas do MST e têm se constituído em um importante espaço de visibilidade à realidade vivenciada pelas crianças acampadas e assentadas. São também momentos que as colocam, em primeira instância, como as condutoras das ações realizadas, conferindo à luta um “jeito de infância”.