Lançamento do Relatório Direitos Humanos no Brasil 2012 acontece nesta terça


Da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos


A Rede Social de Justiça e Direitos Humanos convida para o lançamento da 13ª edição do relatório “Direitos Humanos no Brasil”. O livro é publicado anualmente pela Rede Social, apresenta um amplo panorama dos direitos humanos no país e conta com a contribuição de mais de 30 organizações sociais. Política agrária, segurança pública, direito ao trabalho, à educação e habitação, direitos dos povos indígenas e quilombolas, questões de gênero e direito à memória, estão entre os temas tratados pelos autores.


Da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos

A Rede Social de Justiça e Direitos Humanos convida para o lançamento da 13ª edição do relatório “Direitos Humanos no Brasil”. O livro é publicado anualmente pela Rede Social, apresenta um amplo panorama dos direitos humanos no país e conta com a contribuição de mais de 30 organizações sociais. Política agrária, segurança pública, direito ao trabalho, à educação e habitação, direitos dos povos indígenas e quilombolas, questões de gênero e direito à memória, estão entre os temas tratados pelos autores.

Lançamento: 05/12/2012 (Quarta-feira)

Horário: 18h. às 21:45h.
Local: SESC Consolação – Teatro Anchieta
Endereço: Rua Dr. Vila Nova, 245 – Consolação, São Paulo

Programação:

– Exposição de fotos de comunidades Indígenas Guarani Kaiowá no Mato Grosso do Sul,  organizada pela Associação Juízes para a Democracia
– Exposição virtual de fotos de João Ripper
– Concerto musical com Ivan Vilela
– Apresentação do Relatório Direitos Humanos do Brasil 2012
– Homenagens: Luta pela Verdade, Memória e Justiça: Angela Mendes de Almeida e Regina Merlino; Mães de Maio: Débora Maria da Silva
– Confraternização com coquetel

Autores do Relatório Direitos Humanos no Brasil 2012

Fotos – João Ripper

Prefácio – Dom Tomás Balduíno – Bispo Emérito da Cidade de Goiás e conselheiro permanente da Comissão Pastoral da Terra (CPT)

Ana Saggioro Garcia – Assessora técnica do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (Pacs).

Anelise Rizollo – Nutricionista/sanitarista e professora adjunta do Departamento de Nutrição da UnB.

Antonio Canuto – Secretário da Coordenação Nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Antonio C. Q. Goulart – Trabalhador do setor elétrico brasileiro desde 1975, membro da direção do Sindicato dos Engenheiros do Paraná e militante da Consulta Popular.

Carlos Vinicius Xavier – Mestre em Geografia Humana pela FFLCH-USP.

Clemente Ganz Lucio
– Sociólogo e diretor técnico do Dieese.

Daniel Cassol – Jornalista. jornalista. Em 2009, foi correspondente do jornal Brasil de Fato em Assunção.

Danilo da Conceição Serejo Lopes
– Quilombola de Alcântara (MA), militante do Movimento dos Atingidos pela Base Espacial de Alcântara (Mabe), bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás e pesquisador do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA).

Edna Galvão -Integrante do Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo, do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas de Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Eduardo Piza Gomes de Mello
– Advogado, especialista em Direito Público, diretor do Sindicato dos Advogados de São Paulo (Sasp), diretor do Gadvs (Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual), membro do IEN (Instituto Edson Neris) e assessor jurídico do Grupo pela Vida de São Paulo.

Fábio T. Pitta -Doutorando em Geografia Humana pela FFLCH-USP.

Fernando Carneiro
– Biólogo, é chefe do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília (UnB).

Fran Paula – Engenheira agrônoma e técnica da Fase.

Gabriela Ângelo Pinto
– Geógrafa, assistente de Programas Locais de Direitos e do Programa de Direito à Cidade da ActionAid Brasil, integrante do Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas do Rio de Janeiro e do Fórum Nacional de Reforma Urbana.

Gésio Passos
– Jornalista, membro da Coordenação-Executiva do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social e integrante da Comissão de Liberdade de Imprensa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal.

Giane Ambrósio Alvares
– Advogada do Movimento Sem Terra.

Isadora Brandão Araujo da Silva – Advogada, integrante da Comissão de Direitos Humanos do Sindicato dos Advogadosde São Paulo e da Marcha Mundial de Mulheres

Joana Cabete Biava – Economista e assessora técnica da Direção do Dieese.

José Juliano de Carvalho Filho – Economista, professor da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e diretor da Abra (Associação Brasileira de Reforma Agrária). É membro do Conselho Consultivo da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos.

Juliana da Silva Matos Leal – socióloga e técnica do Dieese.

Karina Kato – Assessora técnica do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (Pacs).

Kenarik Boujikian Felippe – Desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo, cofundadora e ex-presidente da Associação Juízes para a Democracia.

Larissa Mies Bombardi – Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo (USP).

Leandro Uchoas – Jornalista

Lia Augusto Giraldo
– Médica, professora adjunta da UPE e professora permanente do Programa de Pós- Graduação em Saúde Pública da Fiocruz-PE.

Luiz Henrique Eloy Amado – Indígena Terena da aldeia Ipegue, é assessor jurídico do Conselho Indigenista Missionário do Mato Grosso do Sul (CIMI-MS) e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local em contexto de territorialidades.

MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens

Marciano Toledo da Silva – Agrônomo e membro do MPA e do GT Biodiversidade da Articulação Nacional de Agroecologia.

Marcio Sotelo Felippe
– Procurador do Estado de São Paulo.

Maria Luisa Mendonça – Doutoranda em Geografia Humana pela FFLCH-USP e coordenadora da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos.

Maria Amélia de Almeida Teles – Integrante da União de Mulheres de São Paulo, coordenadora dos projetos Promotoras Legais Populares e Maria, Maria; e membro da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”.

Mariana Duque – Historiadora e integrante do MST.

Mariângela Graciano – Professora substituta da Faculdade de Educação da USP e pesquisadora da ONG Ação Educativa.

Marcelo Firpo Porto – Pesquisador titular da ENSP-CESTEH – Fiocruz

Miguel Borba de Sá – Assessor técnico do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS).

Mônica Dias Martins
– Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e coordenadora da rede de pesquisa Observatório das Nacionalidades.

Murilo Souza – Professor do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás

Neice Muller Xavier Faria – É médica e professorada Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

Nivia Silva – Engenheira agrônoma e integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Patrícia Lino Costa
– Mestre emEconomia e supervisora técnica da Secretaria de Projetos do Dieese.

Patrick Mariano Gomes
– Advogado popular, coordenador-geral de análise e acompanhamento do processo legislativona Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e mestrando em Estado, Direito e Constituição na Universidade de Brasília (UNB).

Paulo Victor Melo
– Jornalista, mestrando em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e membro da Coordenação-Executiva do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social.

Raquel Rigotto
– Médica e professora associada da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Ricardo Rezende Figueira
– Integrante do Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo, do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas de Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Roberto Rainha
– advogado da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos e pós-graduado em Direitos Humanos pela Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo.

Rosane F. Lacerda
– Professora assistente do curso de Direito do campus Jataí da UFG, mestre e doutoranda em Direito, Estado e Constituiçãopela Universidade de Brasília (UnB).

Sérgio Haddad
– Diretor- presidente do Fundo Brasil de Direitos Humanos e pesquisador da ONG Ação Educativa.

Tatiana Merlino
– Jornalista, integrante da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva” e colaboradora da revista Caros Amigos.