Ex-candidato à presidência da Grécia visita a Secretaria Nacional do MST

Da Página do MST

O ex-candidato à presidência da Grécia, Alexis Tsipras, do Partido Syryza, visitou na tarde desta segunda-feira (17) a Secretaria Nacional do MST, em São Paulo.

O principal motivo de sua visita, segundo o próprio Tsipras, foi conhecer melhor o processo de articulação do MST para com outras organizações sociais do campo progressista, e sua capacidade de unificar a luta entre elas.

Isso porque, para o ex-candidato, a esquerda européia ainda não está totalmente articulada entre si, pois a crise ainda não atinge a totalidade dos países do velho continente, mas apenas alguns. Por isso, esse seria o período de criar unidade na luta das forças progressistas da Europa, para quando a crise endurecer, a classe trabalhadora esteja em sintonia em torno de um projeto comum.

Tendo no MST uma referência sobre tais angustias, outro princípio fundamental que fez Tsipras querer conhecê-lo mais a fundo é a solidariedade entre os povos propagada pelos Sem Terra, um fator imprescindível na construção de uma outra sociedade.

Ao final, João Paulo Rodrigues, da direção nacional do MST, entregou a Tsipras diversos produtos da Reforma Agrária produzidos pelos assentados, como uma forma de simbolizar a parceria entre os Sem Terra e o povo grego.