Assentamentos da Bahia iniciam recuperação das lavouras de cacau

 

Por Renata Nogueira
Da Página do MST

 

Por Renata Nogueira
Da Página do MST

Durante o ano de 2013 será executado o Projeto de Recuperação das lavouras de cacau nos assentamentos de Reforma Agrária da Bahia. A ação é fruto de um convênio firmado entre a Associação Estadual de Cooperação Agrícola com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). O projeto prevê a compra de insumos, adequação do manejo e um processo de capacitação dos trabalhadores e trabalhadoras rurais em manejo agroecológico do cacaueiro, processamento de cacau de qualidade, certificação orgânica, legislação, coleta e manejo de sementes nativas da Mata Atlântica.

Com uma equipe  formada por 6 agricultores-monitores  e dois coordenadores, o projeto pretende recuperar 430 hectares de cacau e capacitar no mínimo 318 assentados e assentadas, beneficiando ao todo 670 pessoas. 

Já foram realizadas assembléias de mobilização em todos os 15 assentamentos beneficiados e feito um levantamento da demanda das unidades familiares produtivas. No último dia 10 de janeiro a equipe do projeto se reuniu para socializar o diagnóstico de cada área e fazer o planejamento das atividades ao longo do ano.

De acordo com os coordenadores do projeto, Eva Bonfim e Gilberto Eleodoro, esta ação tem como objetivo recuperar a lavoura de cacau dos assentados e assentadas, promover um aumento de renda das famílias, fornecer dados e subsídios de produção para uma futura agroindústria, e mostrar a viabilidade da Reforma Agrária para a sociedade.