Cooperativas do PR terão investimentos de R$ 7 mi para qualificação de gestão



Da Página do MST

A rede cooperativada para transformação e agregação de valor aos produtos da Reforma Agrária no Paraná, receberá investimentos do governo federal para a qualificação da gestão.

Nesta semana, foram iniciados os trabalhos de assessoria e consultoria técnica para elaboração e execução de projetos nas atividades de agroindustrialização e comercialização, em 14 cooperativas de 13 municípios do estado para os próximos três anos.

Os serviços serão executados pela Fundação Terra de Apoio ao Desenvolvimento Rural, vencedora do edital de Chamamento Público, lançado em outubro do ano passado, pela Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Ao todo, serão investidos R$ 7 milhões no prazo de 36 meses de vigência do contrato, por meio do programa Terra Sol, do Incra.
 
Os técnicos da Fundação Terra vão prestar assessoria e consultoria aos gestores e operadores (agentes) dos empreendimentos agroindustriais implantados, ou em fase de implantação, nos assentamentos, englobando os processos industriais e a comercialização da produção.

Além disso, trabalharão na capacitação dos gestores e operadores das cooperativas em gestão, operação e comercialização em agroindústrias, bem como na organização de um banco de dados sobre os produtos comercializados pelas cooperativas nos mercados institucionais: Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Para o diretor presidente da Fundação Terra, Ivanildo Soares da Silva, a parceria com o Incra não é uma ação de momento, mas uma iniciativa para o futuro, na qual se pretende fomentar o cooperativismo nos assentamentos no Paraná. “São 29 técnicos formados em diversas áreas de conhecimento, como medicina veterinária, agronomia, zootecnia, dentre outras, que trabalharão diretamente nas cooperativas para abrir novos mercados, com objetivo de viabilizar social e economicamente os assentamentos da reforma agrária”, informa Silva.

O programa Terra Sol engloba ações de Fomento à Agroindustrialização, à Comercialização e às Atividades Pluriativas Solidárias e tem a finalidade de garantir o incremento da renda, com valorização das características e potencialidades regionais.
 
De acordo com o superintendente regional do Incra no Paraná, Nilton Bezerra Guedes, a parceria com a Fundação Terra tem como objetivo dar continuidade ao processo de qualificação e consolidação de projetos de assentamento sustentáveis, com ênfase na igualdade de gênero e redução da pobreza rural iniciado em 2010, quando foi assinado o primeiro convênio do Terra Sol com a Fundação.

“As iniciativas de agroindustrialização no Paraná serviram de base para a implantação do Programa Terra Forte, do Governo Federal. Com esse investimento que vamos fazer agora no Estado pelos próximos três anos, vamos desenvolver as cooperativas em gestão ambiental, financiamento produtivo, acesso aos mercados, agroindustrialização e assistência técnica para a autonomia socioeconômica das famílias dos assentados”, diz Guedes.

Conforme o edital de Chamamento Público, as cooperativas que serão atendidas são a Copran (do município de Arapongas), Coopercontestado (Bituruna), Cocavi (Jardim Alegre), Terra Livre (Lapa), Cooperjunho (Laranjeiras do Sul), Cooperterra (Ortigueira), Copavi e Corau (Paranacity), Coapra (Pitanga), Coana (Querência do Norte), Coocamp (Renascença), Copermate (Santa Maria do Oeste), Coanop (São Jerônimo da Serra) e Copercam (São Miguel do Iguaçu).