Assentamento Marrecas sedia final de campeonato de futebol no Piauí

Por Marilene Nascimento
Da Página do MST

No assentamento Marrecas, no município de São João do Piauí, foi realizada a grande final da 4° Copa Socyte de Futebol do Campo. A partida iniciou com a entrada das bandeiras do Brasil, do MST e do Piauí levadas por sem terrinhas. Em seguida, as crianças formaram um túnel por onde os jogadores entraram em campo.

Na final masculina: Lisboa Velha vs Marrecas. Já na final feminina, ambas realizadas no último sábado (9), uma música às mulheres em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

“Temos que valorizar o esporte porque é uma forma de contribuir para que as pessoas se reúnam. É uma união do povo, porque vêm pessoas de várias comunidades que são convidadas a participar do campeonato”, disse Marilda Anizia de Carvalho, de 25 anos, umas dos mais de 600 torcedores de vários lugares da região que compunham o espetáculo.

A 4° Copa Socyte teve a presença de 10 times de comunidades circunvizinhas da região, a maioria oriundos do campo. Dentre eles, dois times do assentamento Marrecas: Gaiatinhos e o campeão masculino.

Jorge Venceslau da Costa, um dos organizadores e incentivadores do esporte no assentamento Marrecas, disse que “o futebol faz com que os jovens participem e se interajam. Futebol é um esporte coletivo. E não é para olhar só o lado competitivo, mas o coletivo, humano. É movimento, é uma forma de lazer”, acredita.

Já para Francisco Rafael do Nascimento Barros, de 23 anos e do União Esporte Clube, “o futebol é importante porque é o esporte mais praticado por homens e mulheres no assentamento. O futebol do assentamento é conhecido em todo o município. E todo mundo participa!”

E comenta inclusive que Marrecas foi o primeiro assentamento a chegar numa final de campeonato municipal, e que há jogadores que participam de algumas seleções do Piauí.

“O futebol movimenta a comunidade toda, e quem não joga vai assistir. O desafio é a junção, levar o futebol para a educação, respeito sem violência. A comunidade Marrecas aparece no cenário de São João com uma prática de futebol bem desenvolvido”, acrescenta Rafael.

Para Antônio Valdivino de Araújo, técnico do União Esporte,“o futebol contribui com o desenvolvimento da comunidade na questão da convivência com as pessoas”.
Já no lado feminino, participaram do campeonato os times do Capim Grosso, Marrecas, Extrema, e Lisboa. E o título ficou com o time da Extrema.

Ao final, aconteceu a entrega de medalhas e troféus aos primeiros, segundos e terceiros colocados. No ato de entrega dos títulos estava presente o Secretário de Esporte Celso Costa, os vereadores Zé Wilson (PMDB) e Vilmar Leite (PT).