Petroleiros fazem plenária em assentamento do MST em Pernambuco

 

 

Do Jornal Primeira Mão
 
 
Mais uma vez, petroleiros e trabalhadores do campo estarão lado a lado, reafirmando a unidade da classe trabalhadora em um dos principais fóruns de deliberação da categoria. A IV Plenária Nacional da Frente Única dos Petroleiros (FUP) será realizada entre os dias 23 e 26 de maio, no Centro de Capacitação Paulo Freire, em Caruaru, região do semi-árido pernambucano.
 
Cerca de 200 petroleiros de todo o país deverão participar do evento, que pela segunda
vez terá como palco um assentamento do MST. Em 2009, a I Plenafup foi realizada na Escola Latino Americana de Agroecologia, no Assentamento do Contestado, no Paraná. Esse ano, os debates da plenária serão feitos no Assentamento Normandia, local que transformou-se em um dos principais símbolos da luta pela terra em Pernambucano.
 
O Centro de Capacitação Paulo Freire fica na antiga casa grande, que era a sede da fazenda até 1997, antes de sua desapropriação. O local funciona como uma escola de formação política, onde são realizados cursos e eventos da coordenação estadual do MST.
 
Os recursos para realização da IV Plenafup serão investidos na estruturação e ampliação do Centro Paulo Freire. Já estão sendo feitas obras de ampliação do refeitório e de reforma dos banheiros e alojamentos.
 
Também será construído um biodigestor para tratamento e reaproveitamento do esgoto para geração de gás de cozinha. A Plenária da FUP ainda viabilizará a construção e implantação de um sistema de energia solar, que abastecerá de forma sustentável o prédio.