Via Campesina homenageia Chávez no Fórum Social Mundial

 



Por Luiz Felipe Albuquerque
Da Página do MST


 

Nesta sexta-feira (30/3), a Via Campesina realiza um ato em homenagem a Hugo Chávez - ex-presidente venezuelano falecido no começo de março - no Fórum Social Mundial 2013, que acontece na cidade de Tunes, capital da Tunísia, entre os dias 26 a 30 de março.

 

Por Luiz Felipe Albuquerque
Da Página do MST

 

Nesta sexta-feira (30/3), a Via Campesina realiza um ato em homenagem a Hugo Chávez – ex-presidente venezuelano falecido no começo de março – no Fórum Social Mundial 2013, que acontece na cidade de Tunes, capital da Tunísia, entre os dias 26 a 30 de março.

A atvidade acontece às 14:30h, no acampamento da juventude, e contará com a participacao do intelectual e sociologo  François Houtart, da Via Campesina – Cloc, do ex-editor do Le Monde Diplomatique Bernard Cassiere, um representante do comando de campanha do candido à eleição Nicolás Maduro e de uma organização social da Tunísia. Espera-se tambem a presença do intelectual e economista egípicio, Salir Amin.

A Via Campesina destaca a simbologia que há entre o ex-presidente venezuelano com os Fóruns Sociais Mundiais, ja que Chávez foi um dos primeiros líderes de governo a visitar o espaco do Fórum, no ano de 2003, em Porto Alegre.

Uma das primeiras declarações oficiais sobre o projeto do socialismo do século 21, feito por Chávez, foi justamente no espaco do Fórum, em 2005. Além de tudo, Chávez foi quem mais impulsionou a integração dos povos, representado, por exemplo, no projeto da Aliança Bolivariana para as Amériacas (Alba). “O que nao faltam são simboligias que associem a figura de Chávez com o que representa o Fórum”, destacou Estevam, da Via Campesina Brasil.

No FSM de 2005, o líder venezuelano visitou o assentamento do MST Lagoa do Junco, em Tapes (RS), e celou convênio com o MST e a Via Campesina para o envio de sementes de movimentos sociais brasileiros para a Venezuela, e a criação do Instituto Latino Americano de Agroecologia (IALA), a primeira escola latino americana para promover e desenvolver a prática da produção agroecológica.

A relação de Chávez com os diversos povos árabes que realizaram levantes populares nos últimos anos não deixou a desejar. Na noite desta quinta-feira (29/3), será feita uma outra homenagem ao venezuelano por parte do povo Tunisiano,  no centro da cidade de Tunes, que sempre relacionou sua figura com a do lider da oposição Chorkri Belaid, assassinado em fevereiro deste ano.