MST marcha em direção ao Incra Nacional em Brasília

Da Página do MST

Cerca de 500 pessoas do MST, acampadas no Acampamento Nacional Hugo Chávez, marcham neste momento em direção ao Incra Nacional, em Brasília. O Movimento terá uma reunião com representantes do órgão e do Ministério do Desenvolvimento Agrário, às 13h30.

“A reforma agrária segue parada neste País. Temos mais de 90 mil famílias acampadas, só do MST, algumas há mais de seis anos, expostas à violência do agronegócio, mas o Governo não agiliza o processo de obtenção de terras e não faz o enfrentamento necessário ao latifúndio”, disse Alexandre Conceição, integrante da coordenação nacional do MST.

O MST exige o assentamento das famílias acampadas e a universalização das políticas públicas para o desenvolvimento dos assentamentos, com investimentos públicos, crédito agrícola, habitação rural, educação e saúde. O Movimento ainda cobra a criação de uma linha de crédito especial para as famílias assentadas, para fomentar a produção de alimentos e garantir renda às famílias.

“O Pronaf é insuficiente para atender ao público da reforma agrária e da agricultura familiar, pois o volume de recursos não atende a todos os setores. Dois milhões de agricultores familiares pobres continuam sem ter acesso à principal política pública de desenvolvimento rural do país, por que o programa não considera especificidades das áreas de reforma agrária”, completa Alexandre.