Sem Terra conquistam assentamento na Bahia após 20 anos de luta


Por Wesley Lima
Da Página do MST

Após 20 anos aguardando a emissão de posse da fazenda Rosa do Prado, no município do Prado (extremo sul da Bahia), as famílias acampadas finalmente conquistaram os 5.025 hectares de terras que a fazenda possui, tendo capacidade de assentar cerca de 280 famílias.

Para os Sem Terra, o Rosa do Prado simboliza muito mais do que uma mera emissão de posse, pois representa os 20 anos da luta e a resistência das famílias acampadas, perpassando pelas diversas dificuldades durante este período.

Para Evanildo Costa, dirigente regional do MST, a conquista desta terra representa a luta pela reforma agrária em toda a Bahia. “Já havia dois anos que não era desapropriada nenhum hectare de terra na Bahia. Esta desapropriação quebra um jejum de desapropriação que se calará com a luta dos Sem Terras em todo o estado”, acredita.

Em celebração a este momento, os assentados realizaram uma marcha das proximidades do Assentamento até a sede da área, representando a caminhada e o percurso de luta enfrentado pelas famílias durante o período de acampamento.

Ao chegarem a sede, as famílias foram recepcionadas por amigos e parceiros do Movimento, militantes de outros assentamentos, acampamentos e regiões.

Uma mística fez referência a historia do Acampamento Rosa do Prado, relembrando as dificuldades enfrentadas, homenageando os militantes que fizeram parte do processo de organização do acampamento e os companheiros e companheiras que participaram da construção do Assentamento, e que infelizmente faleceram antes de receber o decreto de emissão de posse.

O Acampamento Rosa do Prado surgiu com a primeira ocupação da Fazenda Reunidas Rosa do Prado, em 16 de agosto de 1993. Desde então, as famílias sofreram 19 liminares de despejos.

Mesmo diante de todas as dificuldades, como a precariedade da estrutura dos barracos e a escassa alimentação, as famílias permaneceram resistindo.

De acordo com Valmir Assunção, Deputado Federal, “depois de 20 anos de luta e resistência hoje podemos dizer que esta terra pertence à classe trabalhadora. Esta conquista nos mostra que não tem outro jeito para obter a terra se não for com ocupação e resistência. Do mesmo jeito que somos referência em resistência, precisamos nos desafiar sendo referência em produção, educação e organização”, ressaltou o deputado.

Créditos

A prefeita da cidade do Prado, Maíra Brito, assinou um documento de cooperação entre a prefeitura e o Incra e, para que parcerias de projetos sejam implementadas na área.

“O Rosa do Prado pertence ao Sem Terras e a nossa luta agora é que não demore a liberação de créditos para incentivar a produção e melhorar a vida das famílias assentadas” disse Márcio Matos.

Segundo Maíra Brito, o trabalho junto com o governo do estado será para trazer desenvolvimento para as famílias. Este compromisso também foi assumido por Wilson Brito, Secretário Estadual. Brito disse que será implantado uma infraestrutura referência em todo estado neste assentamento, visando toda a trajetória de luta das famílias.

Também participaram da atividade o Presidente Nacional do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Mario Guedes; a Prefeita do Prado, Maíra Brito; os Secretários Wilson Brito e Cesar Lisboa; a Secretária de Política para as
Mulheres,Verá Lúcia Barbosa; o Deputado Federal, Valmir Assunção; Superintendente estadual do Incra, Luis Guger; Prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco; representante da Direção Nacional do MST, Marcio Matos; Frei Dilson e representantes de outros órgãos e cargos públicos;