Sem Terra liberam pedágios em sete municípios do Paraná por passe livre

Por Riquieli Capitani
Da Página do MST

Na manhã deste sábado (29), integrantes do MST junto a outras organizações e movimentos sociais, liberaram a passagem de veículos em sete praças de pedágios no Paraná, em solidariedade às manifestações que acontecem em todo país.

Cerca de 500 pessoas liberaram a praça de pedágio administrada pela EcoCataras, em Cascavel, na saída para Curitiba. As praças da concessionária Viapar foram ocupadas em Arapongas, Floresta, Mandaguari, Presidente Castelo Branco e Corbélia. A empresa Econorte teve as praças de Jacarezinho e Jataizinho liberadas.

“Exigimos o fim dos pedágios, agilidade na Reforma Agrária, além de pedir uma maior atenção do governo aos movimentos sociais,” disse João Flávio Borba, da coordenação estadual do MST, que  considera que toda a população brasileira é afetada pelas tarifas cobradas dos transportes no Brasil.

Curitiba

Na capital do estado, cerca de 70 entidades entre MST, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sindicato dos Servidores Públicos de Curitiba (Sismuc), Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP) promoveram um ato unificado na manhã deste sábado, na Boca Maldita.

Entre as principais reivindicações estavam a redução das tarifas do transporte público e dos pedágios em estradas estaduais, reforma política, Reforma Agrária e a democratização da comunicação.

Segundo o coordenador do MST, Jean Carlo Pereira, é preciso se organizar e lutar para garantir as melhorias necessárias no país, sendo este um momento especial para a classe trabalhadora que sonha e luta por um país diferente.
 
“Continuamos defendendo a Reforma Agrária e a agricultura familiar como um único meio de produzir alimentos saudáveis. Somos contra essa política que injeta dinheiro para o agronegócio produzir alimentos para vender para o exterior.”