Atividade relembra 30 anos do assassinato de Margarida Alves, na PB


Da Página do MST

Durante os dias 5 a 12 de agosto, acontece na cidade de Alagoa Grande, na Paraíba, a atividade “Margarida, 30 anos de impunidade, lutas e conquistas”, que relembra os 30 anos da morte de Margarida Maria Alves.

Presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Alagoa Grande, Margarida Maria Alves esteve à frente da luta pelos direitos básicos dos trabalhadores rurais em Alagoa Grande, como carteira de trabalho assinada e 13º salário, jornada de trabalho de oito horas e férias.

Margarida Alves foi responsável por mais de cem ações trabalhistas na justiça do trabalho local. Contudo, sua atuação no sindicato entrou em choque com os interesses do proprietário da maior usina de açúcar local (a Usina Tanques).

O proprietário da Usina Tanques era o líder do chamado “Grupo da Várzea”, e o seu genro, então gerente da usina, foi acusado de ser o mandante do assassinato de Margarida Maria Alves no dia 12 de agosto de 1983.

A frase célebre da lutadora que se tornou símbolo na luta pelos direitos dos trabalhadores rurais no Brasil foi “Morro na luta, mas da luta eu não fujo”.

Confira a programação: