Mostra cultural na Unb debate políticas de cultura e comunicação para o campo

Por Iris Pacheco
Da Página do MST

Nesta terça-feira (13/08) teve início no campus da Universidade Federal de Brasília (UnB), a mostra Terra em cena e na tela: mostra da produção teatral e audiovisual da Educação do Campo da Unb.

O objetivo da Mostra, que acontece até o dia 16 de agosto, é fomentar a vida cultural do campus de Planaltina, como um espaço de produção artística e reflexão política possibilitando o intercâmbio das manifestações culturais do público urbano e rural.

O debate de abertura foi sobre políticas públicas para cultura e comunicação no campo brasileiro. A mesa foi composta por representantes da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Secretaria Nacional da Juventude e a coordenação geral de educação do campo e cidadania do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), assim como o MST.

Ausência de Políticas

A falta de políticas de comunicação e cultura para o campo é uma das problemáticas enfrentadas no meio rural. Diferente dos espaços urbanos, no campo estas não existem. 70% das escolas urbanas estão conectadas, embora as políticas nesses espaços também deixem a desejar.

O assessor da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Cristiano Passos, ressalta que o setor de telecomunicações é totalmente privatizado e que a construção de espaços como a Mostra é importante para se promover avanços na disputa dos espaços governamentais, mesmo tendo poucos instrumentos.

“Não existe nenhuma política de comunicação e cultura para o campo, principalmente com foco para a juventude. A política de inclusão digital é bem recente, ainda assim calcada em decretos, portarias e afins. Quanto mais pressão tiverermos dos movimentos, mais condições teremos para construir avanços estruturais para além dos editais ”, disse.

Dialogando com Passos, Evelaine Martines, do setor de cultura do MST, afirmou que “estamos vivendo um engessamento de produção cultural e da comunicação pelo Estado. Os movimentos sociais tem que pressionar, porque não dá para falar de cultura sem falar do processo de circulação dela e muito menos sem falar do acesso à auto-sustentação”.

Evelaine enfatiza ainda a necessidade de uma política pública nessa área voltada para o campo, pois “a lógica da perspectiva da cultura do espetáculo, da cultura de massas voltada para o mercado é totalmente diferente da lógica da cultura do campo, onde todo mundo faz e todo mundo participa”.

Elisa Guaraná, Coordenadora Geral de políticas transversais da Secretaria Nacional da Juventude, reconhece os limites do governo nesse campo de atuação e ressaltou a importância da juventude rural para o desenvolvimento do campo junto às parcerias com os movimentos sociais e outros setores da sociedade.

Residência Agrária

A mostra ocorrerá como parte da programação da primeira etapa do curso de especialização Latu Sensu “Residência Agrária: matrizes produtivas da vida no campo”, resultante da parceria entre o Incra, o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq).

Clarisse dos Santos, coordenadora geral de educação do campo e cidadania do Incra, comenta sobre a articulação e o desafio dos vários eixos (educação, agroecologia, cultura, arte, comunicação, etc.) proporcionada pela retomada do projeto Residência Agrária.

“Nesse período, temos que fazer de tudo para que o projeto de Residência Agrária entre na corrente sanguínea das universidades. Temos que disputar espaços no campo acadêmico, pelo viés da elaboração, em todos os congressos que tem na área. Temos o grande desafio de produzir conhecimento sobre aquilo que já conhecemos, vivemos e trabalhamos”, afirma.

O projeto Residência Agrária envolve a realização de 36 cursos em mais de 30 Universidades Federais. No total são 1.610 educandos (assentados, técnicos agropecuários, servidores do Incra e etc.) que compõem esse importante quadro do processo de formação dos novos formuladores teóricos da vida no campo.

Programação da Mostra

Durante os próximos três dias o FUP será palco da mostra Terra em Cena e na Tela, que busca unificar a atuação dos projetos “Terra em Cena” junto ao projeto “Formação de Educadores do Campo para o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação, para análise e produção audiovisual e trabalho com juventude rural no Centro Oeste”.

Confira a programação aqui