Sem Terra participam de oficina de técnicas agroecológicas no sul da Bahia

Por Wesley Lima
Da Página do MST

Cerca de 50 trabalhadores e trabalhadoras rurais ligados ao MST participaram da oficina de “Prática na Produção Agroecológica”, realizada em Taperoá, no Baixo Sul da Bahia.

O principal objetivo da oficina, que aconteceu entre os dias 14 a 22 de agosto, consistiu em incentivar os valores na produção sustentável e fortalecer a produção coletivizada nos assentamentos.

Com isso, a oficina foi dividida em dois espaços: um teórico, em que foi exposta a proposta da agroecologia como ferramenta sustentável de produção; e outro prático, onde a coletividade foi adotada como mecanismo para garantir a eficiência da atividade.

E para facilitar e mediar o debate, Lucinéia Durães, agrônoma do MST, destacou alguns elementos históricos do cotidiano dos trabalhadores rurais. Dentro disso, trabalhou a emancipação econômica do sujeito por meio da produção e das relações sociais, desenvolvendo ações de curto, médio e longo prazo nos assentamentos.

Além de proporcionar um espaço formativo, a oficina contribuiu no debate da construção de um campo realmente sustentável, partindo do princípio da Soberania Alimentar.

Para Lucinéia, o fortalecimento do debate e a prática da produção agroecológica possibilitam que os trabalhadores levem o aprendizado para suas localidades, dando continuidade a prática em seu lote e incentivando as demais famílias assentadas.

A iniciativa foi construída pelo MST e pela Associação Estadual de Cooperação Agrícola (AECA), por meio do Projeto da Rede Produtiva do Cacau aplicado nas regiões do Sul Baiano.