Sem Terra esperam que réus do caso Cícero Guedes vão a júri popular

Do Jornal Ururau

Terminou às 15h25 desta quinta-feira (29/09) a segunda parte da Audiência de Instrução de Julgamento (AIJ) do caso do militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Cícero Guedes dos Santos, porém não houve pronunciamento da juíza da 1ª Vara Criminal, Elizabeth Franco Longobardi, já que nova audiência foi marcada para o dia três de outubro. 

No ato desta quinta, foram ouvidas 10 testemunhas de defesa e uma de acusação. Um dos depoimentos [acusação] mais aguardados foi o do ex-delegado da 134ª Delegacia Legal, Geraldo Assed, responsável pelo inquérito, que deixou o fórum sem falar com a imprensa. Cícero foi assassinado a tiros no dia 26 de janeiro deste ano, nas proximidades do Acampamento Luiz Maranhão, nas terras da Usina Cambahyba, em Campos. A primeira parte da audiência aconteceu no dia 23 de julho de 2013 e duas testemunhas de acusação foram ouvidas em Campos, e outras por meio de carta precatória, no Rio.

A advogada do MST, Fernanda Vieira, informou que na nova audiência, marcada para às 13h, serão ouvidos os quatro réus no processo: José Renato Gomes de Abreu, acusado de ser o mandante, R. M. B., A. M. A. e M. R. S., suspeitos de serem os executores. Já uma testemunha de acusação, será ouvida por meio de carta precatória, no Rio de Janeiro.

Fernanda disse ainda que a expectativa é de que, ao final das oitivas [audição] de testemunhas que ocorrerá somente em outubro, a juíza realize a pronúncia de culpa dos réus e que eles vão a júri popular. Caso não haja o pronunciamento, eles não vão a júri, mas também não serão absolvidos. A juíza tem prazo de 10 dias para fazer o pronunciamento (sentença). 

“Nós do MST esperamos que a justiça seja feita e que ao final de todo o processo, a juíza conclua que os réus são culpados pela morte do nosso companheiro, que a meu ver, já existem evidências suficientes, que culpem esses homens”, disse Fernanda.

Alguns militantes do MST compareceram ao Fórum e, de forma pacífica, acompanharam a audiência.