MST conquista assentamento na Zona da Mata de Minas Gerais

 

 

Da Página do MST
 
 
O acampamento Dênis Gonçalves, do MST na Zona da Mata de Minas Gerais, reocupou com cerca de 300 pessoas a Fazenda Fortaleza de Sant`Anna, nesta terça-feira (03/8). As famílias resistiram por mais de 2 anos acampadas na beira da MG 353.
 
Com a conquista da posse reconhecida pelo INCRA no mês de agosto, elas finalmente poderão compartilhar o uso da terra no latifúndio, de 4.683 ha, o maior da Zona da Mata, e começar a produzir alimentos saudáveis para a população da região.
 
A fazenda possui riquezas históricas e naturais como uma caverna onde foram encontrados três corpos indígenas mumificados, uma vasta reserva de mata atlântica intocada e grandes estruturas do período auge do café.
 
Seu passado histórico de exploração da mão de obra escrava evidencia que só haverá justiça nestas terras se as mesmas forem destinadas para fins de Reforma Agrária. A intenção do MST é aliar a agroindustrialização ao desenvolvimento do ecoturismo, a partir de projetos produtivos e culturais, que garantam ao mesmo tempo a preservação e o uso destes patrimônios.
 
A instalação de um sistema de cooperação, a efetivação da função social da terra e os créditos destinados ao desenvolvimento do assentamento, permitirão a geração de emprego e renda, para além dos assentados, movimentando recursos que beneficiarão todos os municípios do entorno.
 
Agora cabe ao INCRA a conclusão do processo de desapropriação para efetivar o Projeto de Assentamento. A previsão é que cerca de 150 famílias sejam assentadas, um dos maiores do estado.
 
O governo federal tem atuado de acordo com a vontade política do agronegócio e por isso mantém o Programa Nacional de Reforma Agrária paralisado. Esta área será a única a ser desapropriada nas regiões sul e sudeste neste ano e a primeira em Minas Gerais em cinco anos.