14ª Feira da Reforma Agrária em Maceió já se consolidou no calendário da capital


Por Rafael Soriano
Da Página do MST

Na próxima quarta-feira (11/09) inicia uma atividade já inerente no calendário da capital Maceió: a 14ª Feira da Reforma Agrária.

De iniciativa do MST, a feira representa uma alternativa de comercialização de produtos oriundos diretamente da roça, sem o uso de agrotóxicos e com preços abaixo do mercado.


Por Rafael Soriano
Da Página do MST

Na próxima quarta-feira (11/09) inicia uma atividade já inerente no calendário da capital Maceió: a 14ª Feira da Reforma Agrária.

De iniciativa do MST, a feira representa uma alternativa de comercialização de produtos oriundos diretamente da roça, sem o uso de agrotóxicos e com preços abaixo do mercado.

São centenas de feirantes que se deslocam com sua produção de todas as regiões de Alagoas para ocupar a Praça Afrânio Jorge (Praça da Faculdade), na região central de Maceió, com os produtos da Reforma Agrária.

“A 14ª Feira da Reforma Agrária é a materialização do sonho da construção de uma nova sociedade, a partir da produção – sem veneno e respeitando a vida das pessoas”, analisa José Roberto Silva, da direção nacional do MST.

José Roberto salienta que este é um fruto das lutas de massas realizadas pelo MST durante todo o ano, ao cobrar o assentamento de famílias e outros direitos.

“Estamos com grande expectativa este ano, atraindo inclusive estados vizinhos”, comenta em referência aos agricultores assentados de Sergipe, que este ano também trazem sua produção à Maceió, entre os dias 11 e 14/09.

São toneladas de alimentos e outros produtos do campo, como a farinha, abóboras, galinhas de capoeira, laranjas, mudas de plantas, mel e uma variedade grande de frutos do trabalho dos camponeses e camponesas.

A comercialização dos alimentos é o momento em que as famílias têm a oportunidade de apresentar diretamente seus produtos à sociedade, criando uma relação de confiança entre o produtor e o consumidor.

Diversidade na programação

Durante todos os dias está previsto uma grande variedade de programações, com debates e muita festa.

A Cerimônia de abertura, com a presença de lideranças dos movimentos sociais alagoanos e do poder público local, está marcada às 19h desta quinta-feira (11/09).

Todas as noites, a partir das 17h, acontece o Festival de Cultura Popular. A festa conta com muita música popular e com exibições do Cineclube Cinema na Terra, trazendo um repertório popular para a praça.

Os destaques deste ano são as atrações intermunicipais e interestaduais, com a presença de dois patrimônios vivos de Alagoas: Chau do Pife e o violeiro João de Lima.

Os feirantes e a população ainda poderão contar com a Tenda de Educação Popular e Saúde, que abriga debates, mesas de orientação social e também um espaço de cuidados, onde terapias integrativas como Massoterapia e Reiki são disponibilizadas gratuitamente.

Os visitantes encontrarão ainda experiências de agroecologia, como o viveiro de mudas nativas trazido da região Norte do Estado.
 

Confira a programação completa:

TODAS AS NOITES A PARTIR DAS 17h!

Quarta-feira (11/09)

Boi Safary

Seresteiros de São Vicente

Cerimônia de Abertura da Feira (19h)

Negão dos 8 Baixos

 
Quinta-feira (12/09)

Elisa Lemos (voz e violão)

Zeza do Coco

Grupo Gogó da Ema

 
Sexta-feira (13/09)

Afoxé Odoyá

Gilberto Alves e Repente (Delmiro Gouveia)

Décio Nunes e banda ensaio (SE)

Chau do Pife

 
Sábado (14/09)

Val Santos (MST-SE)

João de Lima

Os caboclos (Palmeira dos Índios)

Trio Nó Cego