Movimentos e sindicais em TO prestam solidariedade aos médicos cubanos


Por Messias Barbosa

Da Página do MST

Movimentos Sociais e Sindicais do Campo e da cidade do estado do Tocantins se reuniram na tarde da última quinta-feira (19/09) com os médicos internacionalistas do Programa Mais Médicos para prestar solidariedade aos profissionais.

Os 16 médicos que chegaram ao estado para atuar na área receberam as boas vindas e o apoio dos movimentos, que lhes desejaram o desenvolvimento de um bom trabalho junto à comunidade loco-regional do Tocantins.

Segundo a Secretaria de Saúde, 14 municípios serão beneficiados e mais um Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). 83 municípios do estado solicitaram o atendimento do programa, porém a seleção por parte do Ministério da Saúde levou em conta o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

As entidades que se articularam para realização desta manifestação entendem que este é um momento importante para socializarem conhecimentos e experiências que apontem para melhoria de um dos elementos indispensáveis na vida das pessoas que é a saúde.   

Dentre os movimentos estavam presentes o MST, Casa da Mulher Oito de Março, Movimento Indígena, Movimento dos Atingidos por Barragens, Movimento Nacional de Luta por Moradia, Central Única dos Trabalhadores, Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Tocantins, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins e Instituto de Pesquisa Direitos e Movimentos Sociais.