Camponeses promovem festa da semente crioula no Paraná

Por Juvenal Rocha
Da CPT

Camponeses e camponesas, lideranças de entidades, visitantes de nove municípios e consumidores de produtos agroecológicos participaram da atividade Sementes Nativas, Garantia de Futuro, organizada pela Comissão Pastoral da Terra, AOPA e ABAI, no Sítio agroecológico da ABAI, em Mandirituba (PR).

A atividade aconteceu no último sábado (21), no dia de luta pela floresta, onde cerca de 1100 pessoas puderam celebrar o que é considerado um dos maiores patrimônios natural do mundo: as sementes crioulas.

A programação contou com animação teatral, gesto de plantio de agrofloresta, e troca de experiências, como a história do Sr. Isaca Miola, da região Sudoeste do Paraná, que protege no seu pequeno sítio de dois alqueires aproximadamente 300 variedades de sementes nativas.

O momento sublime da festa foi a troca das sementes. Quem levou pôde trocar, e quem não levou recebeu como doação assumindo o compromisso de multiplicá-las.

O Sindicato de São José do Triunfo presentificou  os participantes com a semente do milho amarelão, produzido na região com o apoio do PAA. A AOPA Regional distribuiu sementes de hortaliças nativas para os camponeses e camponesas que participaram.

Além dos camponeses e camponesas, estavam na festa lideranças como o Pastor Werner Fucs, Darcy Frigo, da Terra de Direitos, José Maria Tardin e Roberto Bággio, MST, Diretor da Escola Latino Americana da Lapa, o cantor João Belo e D. Tomás Balduíno.