Via Campesina firma acordo com FAO na defesa da agricultura camponesa

 

 

Da FAO

O Diretor Geral da FAO, José Graziano da Silva, e a coordenadora da Via Campesina, Elizabeth Mpofu, formularam na última sexta-feira (4) um marco institucional para a relação entre as organizações, definindo propostas de colaboração em áreas de interesses em comum.

Trata-se de um marco histórico entre as relações da FAO com organizações da sociedade civil, já que a Via Campesina é um movimento social que aglutina o maior número de camponeses do mundo.

O acordo, concluído num encontro na sede da Organização em Roma, se enquadra na nova estratégia da FAO às relações com organizações da sociedade civil, com o objetivo de consolidar laços com movimentos sociais, organizações de base e ONGs que lutam pela erradicação da fome, desnutrição e insegurança alimentar.  

Com este gesto, a FAO também reconhece o trabalho da Via Campesina enquanto representante dos camponeses de todo o mundo, além de seu trabalho na construção de sociedades livres da fome e da desnutrição, com base na solidariedade, equidade e na justiça social.

Como destacou Graziano, essa colaboração é importante porque “a FAO se alia com um movimento que representa mais de 200 milhões de camponeses ao redor do mundo, ao reunir esforços com uma organização que busca inovar em muitas frentes para estender a todos o direito à alimentação”.

“Sempre digo que no trabalho conjunto o importante não é coincidir em tudo, senão ter o mesmo objetivo, e nós estamos convencidos  de que os camponeses são parte da solução da fome”, observou o diretor geral da FAO.

Elizabeth Mpofu comentou sobre o esforço do movimento e sua defesa pela “soberania alimentar e a agricultura agroecológica, e acredito que a colaboração que iniciamos mudará muitas coisas”

A reunião fez parte das conversações iniciadas em Yakarta (Indonésia) no último mês de maio, quando Graziano e a delegação internacional da Via Campesina abordaram formas para fortalecer vínculos entre o trabalho da FAO e da organização.

A Via Campesina

A via Campesina é um dos maiores movimentos sociais do mundo. Reúne mais de 200 milhões de camponeses, pequenos produtores, Sem Terra, mulheres, jovens, indígenas, migrantes e trabalhadores agrícolas de 164 organizações de 79 países do mundo. 

A FAO apoiará a participação da Via Campesina nos processos políticos em diferentes níveis e promoverá o diálogo para desenhar iniciativas sustentáveis, projetos e intervenções de emergência.

A relação se dará na troca de conhecimento, no diálogo para o desenvolvimento de políticas e cooperação em atividades normativas, além de diversos temas de interesse mútuo, como as relação com a terra, as sementes e práticas agroecológicas.

Participaram da reunião líderes regionais da Via Campesina de Moçambique, Itália, índia, Coréia do Sul, Nigéria, Nicarágua, Canadá, Romênia, Espanha e Argentina.