Brigada de solidariedade da Via Campesina visita a Palestina



Da Página do MST

Da Página do MST

A brigada de solidariedade da Via Campesina ao povo Palestina fica no país árabe entre os dias 2/10 e 16/10.

Composta por 12 militantes de movimentos sociais como MST e Alba, a brigada tem como objetivo visitar os territórios palestinos, conhecer os efeitos da ocupação israelense no país e as experiências de agricultura e resistência dos camponeses palestinos.

Os militantes do MST já viajaram diversas vezes ao território palestino para prestar sua solidariedade ao povo que resiste à ocupação, mas esta é a segunda vez em que se organizam na brigada Ghassan Kanafani.

Ao retornar ao Brasil, ela terá como função de mostrar a importância da luta dos palestinos e articular com as organizações de esquerda campanhas de solidariedade.

Desde 1948, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a criação do estado de Israel na área da Palestina. Desde então, Israel realiza um processo de colonização do estado palestino, ocupando hoje mais de 80% de todo o território.

O povo vive em constante estado de terror: cidadãos são presos muitas vezes à revelia e de forma ilegal. Atualmente há mais de 5 mil presos políticos palestinos por resistirem à ocupação.

Existem mais de 7 milhões de refugiados palestinos, que  foram expulsos de suas terras desde a criação de Israel.  Muitos palestinos estão proibidos de sair do país, e a construção de um muro desde 2003 isola e prende os palestinos, confiscando as terras férteis dos camponeses.   

Ghassan Kanafani

Ghassan Kanafani foi um escritor palestino marxista e um dos líderes da Frente Popular Pela Libertação da Palestina. Foi assassinado em 8 de julho de 1972 por um carro bomba, em um atentado na cidade de Beirute.

Seus contos e livros focavam na luta do povo palestino pela libertação e na sua experiência de vida como refugiado.