Entre oficinas e brincadeiras, Sem Terrinha valorizam a cultura do campo



Por Wesley Lima
Da Página do MST


Por Wesley Lima
Da Página do MST

No bojo das atividades realizadas aos Sem Terrinhas no mês de outubro, o setor de educação do MST organizou o 1º Encontro de Sem Terrinhas da Brigada Dandara, no Assentamento Ernesto Che Guevara, em Wenceslau Guimarães, na Bahia.

O encontro teve como objetivo criar um espaço de aprendizado, diversão e formação aos Sem Terrinhas, reunindo crianças dos assentamentos e acampamentos do MST que compõe a Brigada.

Durante os dois dias do encontro (24 e 25/10), os Sem Terrinhas tiveram uma programação repleta de atividades divididas entre oficinas, plenárias e o uso da quadra poliesportiva do assentamento, valorizando os aspectos culturais locais, a construção de identidade com o MST, a reciclagem de materiais descartáveis e o esporte.

Para Hozana Alves, coordenadora do setor de educação do MST na Brigada Dandara,
as atividades de maior importância são as oficinas e o debate sobre a história do MST em preparação para o 6º Congresso, “tendo em vista que nossas crianças também precisam se apoderar de todo conhecimento prévio sobre o Movimento e sua importância para a sociedade”.

O Encontro contou com a participação de cerca de 70 crianças entre 9 e 12 anos. Também se espera que esse aprendizado possa ser implementado nas salas de aula e nos assentamentos e acampamento onde vivem.

Para desenvolver estas atividades, o setor contou com o apoio do Grupo de Teatro Filhos de Chico, a Rio Tinto, Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Secretaria Educação de Wenceslau Guimarães.

Atividades no mês das Crianças

Ao longo do mês de outubro, o MST no estado da Bahia realizou diversas atividades que protagonizaram a participação das crianças assentadas e acampadas, incentivando a aprendizagem cultural e artísticas, ambas aliadas à formação política voltada às questões da Reforma Agrária.

Com isso, foram realizados dois Encontros de Sem Terrinhas no extremo sul do estado, um na Brigada Elias e outro na Brigada Chê. Um dos resultados desses encontros foi a carta em apoio aos 5 presos políticos cubanos nos Estados Unidos.

Segundo Evanildo Costa, articulador político da regional, ainda será realizado mais três encontros nas demais brigadas que compõe a região.

Aliado ao debate realizado nos encontros dos Sem Terrinhas, o Coletivo Estadual de Educação discute junto aos representantes dos setores em todo o estado questões que envolvam a melhoria na educação do campo.

Segundo a avaliação do setor, o mês de outubro é mais um espaço para garantir o debate da educação do campo numa perspectiva estrutural e metodológica em todas as escolas dos assentamentos e acampamentos.