Justiça decreta ordem de despejo contra 150 famílias Sem Terra em Itapevi


Da Página do MST

As cerca de 150 famílias do MST acampadas na ocupação "Padre João Carlos Pacchin", na região de Itapevi, Grande São Paulo, receberam um comunicado de despejo imediato nesta terça-feira (12).


Da Página do MST

As cerca de 150 famílias do MST acampadas na ocupação “Padre João Carlos Pacchin”, na região de Itapevi, Grande São Paulo, receberam um comunicado de despejo imediato nesta terça-feira (12).

A área está ocupada desde o dia 30 de agosto de 2013. As famílias já haviam sofrido a ameaça de despejo, mas foi revertida com um agravo de instrumento aceito pelo desembargador Rômolo Russo, do Tribunal de Justiça.

Após o proprietário da área questionar o agravo, uma comissão de três desembargadores deliberaram pela manutenção da reintegração de posse.

Bela Vista

Conhecida como Bela Vista, a área urbana ocupada pelos Sem Terra tem um histórico de disputa. Em maio de 2013 foi alvo de uma desocupação violenta, com a presença do juiz local e forte efetivo policial, sem que fossem tomadas medidas para encaminhamento digno das famílias que ali estavam.

Ao retornarem à área no final de agosto organizadas pelo MST, as famílias se inspiraram na Comuna Urbana Dom Helder Câmara, no município vizinho de Jandira,  almejando construir nessa área um espaço de moradia e convivência coletiva.

O terreno é alvo de disputa por grilagem e especulação imobiliária, e as famílias reivindicam que sejam verificadas as irregularidades, executadas as dívidas e destinados os terrenos para habitação popular.