Integrantes do MST ocupam “fazenda da maconha” em Canarana, na Bahia


Da Página do MST

Cerca de 120 integrantes do MST ocuparam a fazenda Araxá, no município Canarana, a 416 km de Salvador (BA), na última terça-feira (19).

A fazenda de mil hectares já havia sido ocupada pelo Movimento em 2012, quando se constatou que a propriedade servia para o plantio de maconha.

Em dezembro de 2011, a fazenda tinha sido alvo de uma ação da Polícia Civil, quando realizou uma apreensão de mais de 16 toneladas de maconha prontas para o consumo em três fazendas da região, incluindo a Fazenda Araxá.

No caso da Fazenda Araxá foram encontrados 405 quilos de maconha, que segundo a assessoria da Polícia Civil, seria destinada ao abastecimento de pontos de tráfico em Salvador e localidades do litoral norte baiano durante o verão.

De acordo com Francisco Elizete, do MST, a ocupação não tem prazo para terminar e reivindica a desapropriação da fazenda, já que segundo a própria constituição brasileira, terras que servem ou serviram ao cultivo de entorpecentes ou ao trabalho escravo devem ser desapropriadas pelo Estado.