Sem Terra ‘ocupam’ feira destinada a grandes produtores rurais


Da Página do MST

Entre os dias 21 a 24 de novembro, o MST participa da 16ª edição da Exposição agropecuária do município de Nossa Senhora da Glória, no Alto Sertão de Sergipe.

Normalmente, este evento é dominado pelas grandes empresas do setor agrícola e grandes criadores de bovinos. Este ano, porém, o MST e o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) conquistaram um espaço para divulgar a produção da agricultura familiar.

“Antes, a Exposição de Glória era só dos grandes criadores de gado”, diz José Borges Sobrinho, da direção regional do MST. “Hoje, estamos ocupando o espaço, mostrando à sociedade que a luta do MST dá frutos, que são os produtos dos assentamentos”.

Cinco assentamentos da região, situados nos municípios de Monte-Alegre, Gararú e Nossa Senhora da Glória, estão representados na banca do Movimento, ao lado dos técnicos da Assistência Técnica e Social (Ates) do Centro de Formação Dom Josué de Castro (CEFAC), que fornecem o apoio técnico aos assentamentos.

“Estamos aqui para mostrar que tem uma produção de qualidade dentro dos assentamentos”, afirma Natalice Scaramelo, técnica da Ates e militante do MST.

Na região de Glória e Monte Alegre, que formam a bacia leiteira do estado de Sergipe, a criação de bovinos e a produção de leite têm um peso importante nas áreas de assentamento. Mas a banca do MST também traz experiências de diversificação na produção.

O agricultor Cícero Vieira da Rocha trouxe o mel produzido no assentamento Raimundo Monteiro (município de Monte Alegre). Nos anos de chuva, Cícero produz mais de 300 quilos de mel por ano.

Humberto Vieira dos Santos, do assentamento Cachoeirinha (município de Gararú), está expondo 20 ovinos. “A criação de ovinos e caprinos se desenvolve sempre mais na região, ajudando a melhorar a condição de vida do agricultor. O comércio de ovinos na feira de Glória é muito bom”, conta Humberto.

Para o assentado, “o que falta ainda é o incentivo do governo, para motivar agricultores familiares a investir na criação de animais de pequeno e médio porte, que são uma fonte de renda muito interessante”.

A banca do MST apresenta também artesanato e produtos fitoterápicos produzidos pelas famílias assentadas e acampadas. E nesta sexta-feira (23) será o dia da feira agroecológica.