Policiais militares efetuam despejo de ocupação do MST em Pernambuco

 

Da Página do MST

 

Da Página do MST

Na tarde dessa terça-feira (14/01) cerca de 160 famílias de trabalhadores e trabalhadoras rurais Sem Terra foram despejados do conhecido Engenho Brasileiro localizado na região da Mata Sul do estado, município de Água Preta.
 
O Engenho Brasileiro, ocupado em Abril de 2011, com 217 famílias e hoje desocupado com 149, pertence a Lucí Tenório de Castro e Gabriel Ribeiro de Castro. Desde 2011 os trabalhadores que ocupavam a área do Engenho vinham sofrendo várias ameaças dejagunços armados.
 
O Governador do estado de Pernambuco e presidenciável nas eleições de 2014, Eduardo Campos (PSB) firmou um acordo com o MST e outros movimentos sociais em 2013 de que iria desapropriar aproximadamente 40 áreas que fossem consideradas de conflito agrário, incluindo o Engenho. Até então este acordo foi descumprido pelo Governador.
 
Para efetuar o despejo dirigiram-se ao local quatro viaturas da polícia militar do estado, e um micro-ônibus com policiais fortemente armados.
 
A dirigente estadual do MST, Vilma Silva, contou que os policiais não esperaram a constatação do acordo firmado pelo Governador, por meio de ligação telefônica, para efetuar o despejo.
 
No Engenho que antes só produzia cana-de-açúcar, hoje existem lavouras cultivadas pelos trabalhadores.
 
É notável a grande plantação de macaxeira, feijão, milho, entre outros alimentos. Existem aproximadamente 40 hectares de terras cultivadas.
Os acampados não permanecem no Engenho, e estão passivos do então acordo firmado pelo governador do estado.