Em Sergipe, movimentos lançam plebiscito popular por reforma política

 

 

 

 

Da Página do MST

Cerca de 150 integrantes de movimentos sociais, movimentos populares, sindicatos e Igrejas lançaram o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, nesta sexta-feira (31), em Sergipe.

Entre as organizações, estiveram presentes o MST, a Caritas, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Coletivo Quilombo, Conselho Nacional de Leigos (Conal), Consulta Popular, Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT), Levante Popular da Juventude, Marcha Mundial das Mulheres, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), entre outros.

Foi consenso entre os representantes das organizações o compromisso em construir o Plebiscito Popular no estado, compreendendo a Reforma Política como uma pauta unificadora das lutas. A aposta é que o Plebiscito se constitua num grande momento de retomada do trabalho de base e de educação de massas.

Leidiano Farias, da Consulta Popular do Ceará, reafirmou a importância da luta pelo Plebiscito Popular. O militante relembrou um pouco da história do Brasil e de outros países da América Latina que deram passos importantes na construção da democracia direta após uma Constituinte, como a Venezuela, Bolívia e Equador.

Segundo Leidiano, a nova classe trabalhadora que foi às ruas em junho de 2013 trouxe demandas que o atual sistema político não consegue incorporar, destacando diversas heranças da ditadura militar, como a polícia militarizada, a dívida pública, o sistema político, os oligopólios da mídia e as ausência de reformas estruturais.

O ato, além de abrir um novo horizonte de lutas, deu início a um processo massivo de educação de massas. Foi destacado que a juventude, por exemplo, poderá fazer parte desse processo de retomada de trabalho de base em torno de uma luta concreta e de extrema importância para a sociedade.

Já os movimentos sociais e os sindicatos ganham um novo combustível para seguir firme na luta.