Militantes realizam curso de formação de formadores do Plebiscito Popular no PR

 

Da Página do MST


Entre os dias 14 a 16 de março, a Escola Latino Americana de Agroecologia (ELAA), localizada no Assentamento Contestado, município da Lapa (PR), será palco do Curso Estadual de Formação de Formadores do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.

 

Da Página do MST

Entre os dias 14 a 16 de março, a Escola Latino Americana de Agroecologia (ELAA), localizada no Assentamento Contestado, município da Lapa (PR), será palco do Curso Estadual de Formação de Formadores do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.

O objetivo da atividade é reunir diversos movimentos sociais, sindicais, movimento estudantil e demais organizações para socializar o conteúdo da campanha nacional do Plebiscito Popular e preparar multiplicadores para o trabalho de base no estado do Paraná.

A formação visa também capacitar pessoas para conduzir o processo de construção do plebiscito no interior das organizações da qual fazem parte, para fazer trabalho de base e educação popular. 

Leia mais:
13ª Jornada de Agroecologia acontecerá de 14 a 17 de maio em Maringá
Longa-metragem gravado em acampamento tem estreia nacional

Ao compreender as fragilidades e os limites do sistema político atual, os multiplicadores terão condições de formar outras pessoas, aumentando o número daqueles que defendem um sistema político com garantia de maior representação e participação no Congresso Nacional.

O curso garantirá a participação de representantes de Curitiba e Região Metropolitana e mais 20 cidades do interior.

Sobre o Plebiscito

O debate sobre a criação de um Plebiscito Popular ocorreu após as mobilizações de junho de 2013, nas quais jovens de todos os estados manifestaram-se contra o transporte urbano, problemas de infra-estrutura e sobre o atual modelo político do país.

Em resposta às manifestações, a presidenta Dilma Rousseff fez um pronunciamento em cadeia nacional e convocou uma constituinte para debater a reforma política, mas a idéia foi refutada por grupos que se encontram no poder e que detêm maior representação no Congresso Nacional.

Por isso, movimentos social, sindical e demais organizações se articularam e estão organizando um plebiscito nacional para mudar o sistema político. A consulta popular ocorrerá entre os dias 1º e 7 de setembro de 2014. A população brasileira deverá responder a uma única pergunta: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”

Programação:

Sexta-feira (14)

Manhã

10h – Chegada, alojamento e credenciamento.

11h – Acolhida, fala de abertura, repasse da programação, acordos coletivos, divisão de grupos e tarefas para bom andamento do curso.

12h30 – Almoço

Tarde

14h30 – Mesa de debate: “O Sistema Político atual, quais suas características, a quem favorece e o que é a cidadania brasileira”

Palestrantes: Cláudio Ribeiro (Advogado, PT);  José Antônio Moroni, (Plataforma para Reforma Política)

18h – As mudanças que queremos: acabar com as sub-representações (raça, gênero, juventude e diversidade sexual); integração da população não representada: povos tradicionais, deficientes físicos. Responsáveis: ACNAP, Mov. Feminista, UPE, Povos Tradicionais, Mov. LGBT.

20h – Jantar

21h30 – Atividades Culturais


S
ábado (15)

Manhã

07h30 – Café da Manhã

08h30 – A diferença que a participação popular trará para o sistema político brasileiro, quais ferramentas temos e precisamos melhorar e o que devemos criar. O que significa nossa reivindicação por uma Constituinte Exclusiva e Soberana.

Responsáveis: Consulta Popular, Marcha Mundial de Mulheres e Coletivo Jurídico do Plebiscito

12h30 – Almoço

Tarde

13h30 – Grupos de Trabalhos

14h30 – Mesa de Debate: “qual a relação das lutas econômicas, a luta pela democratização dos meios de comunicação e a superação do poder econômico com o plebiscito.”

Palestrantes: Elaine Rodella (SINDSAÙDE), Rosani Silva(CUT Nacional), Diego Moreira (MST)

18h30 – Oficinas

Serão oferecidas sete oficinas paralelas com duração de duas horas, a metodologia das oficinas fica a cargo dos oficineiros ou entidades responsáveis e elas serão escolhidas pelos participantes.

20h30 – Jantar

21h30 – Atividades Culturais

 

Domingo(16/03)

Manhã

7h30 – Café da Manhã

8h30 – Lançamento do Brasil de Fato Paraná (formato tablóide de distribuição gratuita)

9h30 – Como nos organizaremos para construção do Plebiscito Popular da Constituinte Exclusiva e Soberana no Paraná?  Planejamento da campanha para sugestões, alterações e complementações.

Palestrantes: Fernanda Baggio (Secretaria Estadual do Plebiscito da ALCA) e Alexandre Boing (Secretaria Operativa Estadual)

11h30 – Divisão por comitês para planejamento de ações e organização locais.

12h30 – Almoço

Tarde

13h30 – Continuação do trabalho em grupo por comitês.

14h30 – Retorno em Plenária para Síntese e conclusão do planejamento

15h30 – Comunicação, organização das diretrizes e de grupo de comunicadores para produção de textos, peças audiovisuais, comunicação nas redes sociais e comunicação interna.

16h15 – Encerramento

16h40 – Café da Tarde

17h – Retorno das pessoas do Interior do Estado e mutirão de limpeza e organização do local.