Festa celebra 20 anos de conquistas da Coopan no RS



Por Solange Engel
Da Página do MST

Por Solange Engel
Da Página do MST

Em celebração aos 20 anos de lutas e conquistas, neste domingo (04/05), as famílias da Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita Ltda (Coopan) e do Assentamento Capela realizam uma festa  na sede da Cooperativa, em Nova Santa Rita, região metropolitana de Porto Alegre (RS).

A festa contará com a presença de autoridades, amigos e famílias assentadas da região. A programação inicia às 9h, com recepção aos convidados; às 11h30 será realizado ato de acolhimento e as 12h30 começa o churrasco e apresentações com artistas populares e a banda Geração Nacional.

A Coopan trabalha com o cultivo de produtos orgânicos e agroecológicos oriundos da Reforma Agrária. É referência na produção de alimentos saudáveis, sem agrotóxicos e de qualidade, acessíveis aos trabalhadores e ambientalmente responsável. Atualmente produz e comercializa arroz agulhinha e cateto orgânico, integral e polido, carne suína e leite in natura.

O integrante da direção coletiva da Coopan, Airton Luiz Rubenich, explica que a festa é uma forma de comemorar os 20 de história, conquistas econômicas e o desenvolvimento social das famílias assentadas envolvidas na cooperativa, que atingiram melhorias significativas nas condições de vida.

“Esse é um momento de comemoração. Outra grande conquista é que muitos jovens estão se associando e se firmando no assentamento, sem a necessidade de ir para a cidade. Também temos produtos saudáveis para oferecer à sociedade, demonstrando que a Reforma Agrária dá certo e se justifica como um política importante”, salienta Rubenich.

A produção da Coopan é contraponto ao agronegócio, ao comprovar que existem alternativas a esse modelo, com produção de alimentos baseados em práticas agroecológicas, que visam a sustentabilidade ambiental e social e os respeito aos direitos dos agricultores.


Histórico

A Coopan foi fundada em 30 de junho de 1995 e atualmente possui 67 sócios trabalhadores e 42 sócios produtores. Esse grupo de famílias organiza a produção da terra, as atividades econômicas e sociais, de forma coletiva, voltada para a agroindustrialização e comercialização dos frutos da Reforma Agrária.

A cooperativa está localizada no Assentamento Capela, fundado em 1994, que possui 100 famílias assentadas. A iniciativa de montar um sistema integrado de comercialização partiu dos próprios agricultores, que buscam na industrialização um meio de agregar valor à produção. O assentamento produz arroz convencional e integral, suínos, aves e leite.

Na agrovila fica a sede da cooperativa e no seu entorno estão as moradias, onde vivem as famílias, próximas dos estabelecimentos de produção e industrialização de suínos e arroz. O local também possui escola para os filhos dos assentados, evitando o deslocamento até a cidade para o acesso à educação.