Vinte e dois estados participam da 3º Plenária do Plebiscito pela Constituinte


Do Plebiscito pela Constituinte 
 


Do Plebiscito pela Constituinte 
 

A III Plenária Nacional do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político acontece nos dia 16 e 17 de Maio de 2014, em São Paulo (SP), com o objetivo de compartilhar experiências dos estados, bem como os informes nacionais. Representantes dos comitês estaduais de 22 estados já confirmaram presença.

A Plenária tem como meta traçar estratégias para massificar a campanha do Plebiscito Constituinte e atingir os mais amplos setores da população brasileira, além de debater quais os avanços na conquista de direitos do povo brasileiro que devem passar urgentemente pela reforma política, tais como: o financiamento público de campanha, paridade na representação da mulher, negros e indígenas no Congresso Nacional, além da democratização da comunicação e muitos outros.

Um Ato Político no dia 16 de maio, às 19h, no Auditório do Sindicato dos Químicos de São Paulo, marca o início da III Plenária nacional, com o objetivo de abrir espaço para diversos movimentos e organizações expressarem seu apoio à construção de uma nova Constituinte do Sistema Político.

A programação continua no sábado, 17, a partir das 9 horas, no auditório da APEOESP, com uma mesa de debate sobre “O Plebiscito Constituinte e a atual conjuntura: balanço da campanha”. No período da tarde, a Plenária discutirá a metodologia de votação do Plebiscito, cursos de formação e informes gerais.

“Nesta Plenária vamos planejar as estratégias de fortalecimento e massificação do Plebiscito, principalmente por meio dos cursos de formação. Vamos discutir também os rumos organizacionais e políticos da campanha, junto com a agenda de lutas, com a tarefa de fazer desse processo coletivo, que é a construção do Plebiscito, uma ampla mobilização popular que tenha poder de pressionar o Congresso Nacional com uma votação massiva em setembro”, disse Paola Estrada, da Secretaria Operativa Nacional do Plebiscito Constituinte.

Dia Nacional de Luta

Uma das ações de mobilização para a Plenária Nacional foi a consolidação do dia 7 de Maio, como o Dia Nacional de Luta pela Constituinte do Sistema Político, que se tornou um momento oportuno para apresentar a campanha para setores que ainda não a aderiram e trazê-los para a luta nas redes e nas ruas.

Durante os últimos seis meses comitês estaduais, regionais e locais do Plebiscito Constituinte, foram criados e espalhados por todos os estados brasileiros e, realizaram atos massivos, envolvendo todas as 177 entidades que constroem a campanha.  Mobilizações estão sendo realizadas em todas as regiões, através de ações de rua, debates, cursos e demais atividades de formação.

Confira a programação completa:

16.05.2014 – Sexta-feira

19h – Ato Político Cultural

Local: Auditório do Sindicato dos Químicos de São Paulo – Rua Tamandaré, 348, Liberdade


17.05.2014 – Sábado

Encontro dos movimentos sociais na Plenária Nacional

9h – Mesa “O Plebiscito Constituinte e a atual conjuntura: balanço da campanha”

10h – Repasses dos Comitês Estaduais

11h – Debate

12h – Almoço

14h – Metodologia de votação

15h – Curso dos 1000

16h – Informe das Finanças

16:30h – Informe da Comunicação

17h – Síntese e desafios

18h – Encerramento

 

Local: Auditório da APEOESP – Praça da República, 282, São Paulo-SP