MST realiza Festival de Cultura Popular em sua 15ª Feira da Reforma Agrária

Por Rafael Soriano
Da Página do MST


Nem só do comércio de produtos alimentícios se faz uma feira camponesa. A 15ª Feira da Reforma Agrária, que acontece entre 10 e 13 de setembro na Praça da Faculdade (bairro do prado, em Maceió), celebra o encontro das culturas do campo e da cidade num Festival de Cultura Popular. 

Por Rafael Soriano
Da Página do MST

Nem só do comércio de produtos alimentícios se faz uma feira camponesa. A 15ª Feira da Reforma Agrária, que acontece entre 10 e 13 de setembro na Praça da Faculdade (bairro do prado, em Maceió), celebra o encontro das culturas do campo e da cidade num Festival de Cultura Popular. 

Todas as noites, a partir das 17h, uma diversidade de atrações culturais locais e regionais se apresentam gratuitamente ao público.

Durante as noites de cultura, as atrações vão desde folguedos populares alagoanos, passando pela participação de bandas e cantores de renome na cultura alagoana, até o lançamento de dois filmes durante as exibições do Cineclube Cinema Na Terra. 

Na quinta-feira (11), às 18h, será o lançado em Alagoas o filme de Silvio Tendler, o Veneno está na mesa 2. No dia seguinte (12/09), no mesmo horário, o MST Alagoas lança sua nova produção audiovisual sobre a luta pela Reforma Agrária Popular.

Atrações de destaque na cena cultural regional estarão presentes no Festival, a exemplo do cantor e ganhador de festivais Júlio Uçá, a banda popular de Piaçabuçu Caçuá e o mestre sanfoneiro Afrísio Acácio, vindo do agreste do estado especialmente para a noite cultural da feira. Todas as noites, o Festival conta com apresentações de forró e atrações especiais vindas de Sergipe.

Este ano, uma novidade marca o Festival: a participação em destaque da cultura Sem Terra, organizada pelo Setor de Cultura do MST. 

Além de forrozeiros e cantores dos acampamentos e assentamentos do interior do estado, o público poderá conferir a apresentação de dois aboiadores, que trarão essa marca da cultura sertaneja para a capital Maceió.

O Festival de Cultura Popular da 15ª Feira da Reforma Agrária é uma iniciativa do MST para integração entre campo e cidade, nesse momento de celebração da fartura da produção de roças em acampamentos e assentamentos de toda Alagoas. 

Ainda fazem parte do Festival o reggae da banda Nação Palmares, o trio de forró Nó Cego, coco de Roda Ganga Zumba das Alagoas, os Seresteiros de São Vicente, Negão dos 8 Baixos e outras performances.

“A importância da Feira se coloca no contato direto entre feirante e famílias consumidoras, que podem comprar a produção saudável das roças de todo estado a preços justos, eliminando a figura do atravessador e celebrando as vitórias da luta pela Reforma Agrária”, explica José Roberto, da direção nacional do MST.

Confira Programação Completa:

Quarta (10/09)

– Escola de Samba Unidos do Poço

– Cerimonia de Abertura

– Bento forrozeiro – Cultura Sem Terra;

– Seresteiros de São Vicente

– Negão dos 8 baixos 

Quinta (11/09)

– Edna e Hélio – Cultura Sem Terra

– Boi Bumbá – Folguedos da Zona Sul

– Lançamento do filme O Veneno Está na Mesa 2, de Silvio Tendler

– Reggae Nação Palmares

– Julio Uçá

Sexta (12/09)

– Teatro Canudos em Movimento (SE)

– Lançamento do filme “O MST e a luta pela Reforma Agrária Popular”

– São João na Roça (SE)

– Afrísio Acácio (Arapiraca)

– Décio Nunes e banda (SE)

Sábado (13/09)

– Sivaldo (aboios sertanejos) – Cultura Sem Terra

– Coco de roda Ganga Zumba das Alagoas

– Grupo Caçuá

– Trio de Forró Nó Cego